O que é um Data Center Tier 3?

Na hora de contratar um serviço de Data Center, a classificação Tier e o nível de redundância estão na sua lista de considerações? Se você respondeu que sim, já entendeu que conhecer bem os detalhes de uma estrutura de data center é a melhor forma de começar um projeto de continuidade dos negócios para potencializar a eficiência de T.I da sua empresa, como é o caso de um Data Center Tier 3. 

Isso porque, esse padrão é capaz de entregar maior disponibilidade e segurança, permitindo gerenciar períodos de manutenção sem afetar o funcionamento das operações, o que é fundamental para evitar paradas programadas ou, até mesmo, inesperadas.  

E é neste ponto que a Classificação TIER serve de guia para que sua organização esteja sempre ciente do nível de entrega da empresa provedora que escolheu. Por isso, antes de investir em data center, é crucial conhecer melhor as suas classificações.  

Nesse conteúdo, vamos abordar tudo sobre esse tema. Acompanhe o artigo e aprenda conosco!  

 

Segurança, redundância e alta disponibilidade são algumas vantagens de um Data Center Tier 3.

 

O que é Data Center Tier 3? 

 

Data Center Tier 3 é um equipamento de ponta, que conta com servidores que são alimentados por circuitos elétricos, geradores, nobreaks, resfriamento e roteadores de internet independentes. Além de ser uma solução que disponibiliza suporte 24h x 7 dias na semana x 365 dias ao ano. Ou seja, opção ideal para organizações cujos recursos de Tecnologia da Informação precisam suportar processos de negócios automatizados e com alta criticidade.  

Em resumo, os principais requisitos de um Data Center Tier 3 são: 

  • 99.982% de uptime; 
  • 1.6 horas de inatividade por ano; 
  • 72 horas de proteção contra interrupção de energia. 

 

Como é feita a classificação de um Data Center? 

 

Existem mais de1.250 certificações emitidas em pelo menos 85 países, um instituto avalia os Data Centers e os classifica como Tier 1, Tier 2, Tier 3 ou Tier 4, segundo critérios próprios e reconhecidos mundialmente. 

Quando a norma TIA classifica um Data Center como TIER 1, 2, 3 ou 4, ela está dando as diretrizes para a construção de um ambiente seguro. Isso levando em conta vários fatores, como arquitetura, sistema de telecomunicações, sistema elétrico, sistemas de proteção contra incêndio, entre outros.  

Conforme a entidade certificadora Uptime Institute, um Data Center é classificado por meio do sistema Tier que abrange quatro níveis (1, 2, 3 e 4), e tem como função comparar a funcionalidade, capacidade e a disponibilidade de um Data Center. Logo, quanto maior o nível, maior a redundância da infraestrutura e menor a probabilidade de paradas em caso de crise. 

 

Critérios para ter a certificação Tier 3 

 

Para aderir a uma certificação Tier 3, o Data Center deve apresentar equipamentos redundantes para manter a alimentação de energia e climatização adequada. Além disso, precisa contar com dispositivos de backup que permitam manutenções, sem a necessidade de desligar o Data Center. Aliás, isso faz com que essas estruturas estejam sempre disponíveis e com excelente uptime. 

 

Conheça os critérios para esse nível: 

  • Ter a proteção de 72 horas contra quedas de energia; 
  • Garantir downtime de até 1,6 horas por ano, acarretando uptime de 99,982%; 
  • Contar com diversos caminhos até o ambiente crítico; 
  • Necessidade de distanciamento de 20 metros entre suas duas entradas (ERs); 

 

Quais os benefícios de um Data Center Tier 3 para sua empresa? 

 

Os Data Centers Tier 3 oferecem ambientes com sistemas de rede, energia e processamento redundantes. Toda essa contingência é capaz de manter o ambiente on-line em pleno funcionamento, mesmo quando falhas de energia ou hardware acontecem. Não menos importante, existe a contingência para desastres, como incêndios e problemas climáticos. 

Os principais benefícios desse tipo de Data Center são: 

  • Maior segurança; 
  • Alta Disponibilidade; 
  • Manutenção sem afetar o funcionamento; 
  • Confiabilidade; 
  • Escalabilidade. 

A Hostweb conta com um Data Center de certificação Tier 3, que, como já vimos ao longo do texto, traz inúmeras vantagens para sua empresa. Conheça as nossas soluções de Data Center e comece agora uma expansão do seu negócio com a melhor infraestrutura T.I.   

Gostou desse conteúdo? Compartilhe! Temos mais artigos para você acessar no nosso blog. Clique aqui e aproveite!  

Caso tenha interesse de conhecer melhor as soluções de data center e cloud da Hostweb, e como elas podem agregar ainda mais na gestão de dados da sua empresa, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.   

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!