Tipos de data center e como escolher o melhor para o seu negócio

Na era digital, escolher soluções de T.I que vão otimizar, trazer mais segurança à operação da empresa e aumentar sua produtividade, virou uma grande responsabilidade. E, claro, quando se trata dos tipos de data center e o modelo ideal para sua empresa, o assunto pode ficar ainda mais complexo. 

Afinal, a escolha de um data center é, sobretudo, uma decisão estratégica para o negócio, que precisa ser tomada com cautela e embasamento. Até porque muitas empresas optam por operar em ambientes digitais, tendo que oferecer segurança, energia ininterrupta e muitos outros aspectos, a fim de garantir a continuidade da operação, mesmo diante de imprevistos e desastres. 

Ou seja, identificar os tipos de data center que podem atender as necessidades do seu negócio exige conhecimento sobre conectividade, políticas de continuidade, proteção contra desastres, redundância, disponibilidade e muitos outros fatores. 

Que tal entender mais sobe o assunto e tomar a decisão com base em informações relevantes sobre os tipos de data center e suas particularidades? Acompanhe este conteúdo e tire todas as dúvidas conosco!  

Conhecer os tipos de data center é muito importante na hora de escolher o modelo ideal para sua empresa.

 

Data center: definição e conceitos 

 

Antes de conhecermos os tipos de data center, é super importante entender o conceito de data center e suas particularidades. 

Data center é um ambiente físico, que abriga computadores, redes e serviços de T.I, a fim de auxiliar a gestão de dados relevantes e dar suporte à operação de uma empresa. Com garantia de funcionamento 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias no ano, é composto por tecnologias e infraestrutura destinadas à produção, recebimento, processamento e armazenamento de dados.    

Como a operação de um data center não pode parar, existem alguns aspectos que são fundamentais para a concepção dessa infraestrutura. Entre eles, podemos citar a escolha do local, alta disponibilidade de informações, piso elevado, temperatura interna controlada, umidade do ar limitada, abastecimento contínuo de energia, redundância de equipamentos, sistema de monitoramento por vídeo, sistema de segurança contra incêndios e muito mais. 

Por conta desses equipamentos, o tamanho de um data center pode variar. Dessa forma, existem estruturas mais compactas, e ambientes que ocupam prédios inteiros. Quanto maior o porte da empresa, mais dados ela precisará armazenar. Logo, a infraestrutura precisa ser adequada para esse fim, influenciando a decisão entre os tipos de data center disponíveis.    

Em resumo, um data center pode assumir dois formatos: 

  • Local: quando a infraestrutura mantida pela própria empresa, dependendo de um espaço físico adequado para abrigar os servidores, ar-condicionado, cabos, roteadores, mão de obra especializada e tudo mais que é fundamental para seu funcionamento.   
  • Virtual: estrutura oferecida por um provedor, que pode proporcionar diversos serviços de computação em nuvem de acordo com as necessidades do cliente, sendo, também, responsável por manter a infraestrutura física.  

 

Tipos de data center e suas características 

 

Vimos, no tópico anterior, que um data center pode seguir o formato físico ou virtual, a depender das necessidades da empresa e da sua infraestrutura disponível. 

Os tipos de data center seguem, portanto, essas duas premissas, cada qual com suas particularidades. Vamos conhecê-los! 

 

Colocation 

 

Colocation ou housing se trata do aluguel de um espaço físico de um data center, que é mantido por um provedor terceirizado. Nesse modelo, a empresa não precisa utilizar seu próprio ambiente físico, direcionando o time para projetos mais estratégicos. Em poucas palavras, um data center de grande porte aluga seu espaço, energia e refrigeração para vários clientes corporativos. 

Vale ressaltar que, no sistema colocation, mesmo que o espaço seja compartilhado entre vários clientes, os computadores e equipamentos são de propriedade das próprias empresas que utilizam o serviço. 

Normalmente, entre os tipos de data center, o colocation costuma ser adotado por negócios que não dispõem mais de espaço físico disponível, mas que precisam ampliar sua capacidade de processamento. 

 

Enterprise  

  

O mais utilizado pelas empresas, o data center enterprise é também conhecido como corporativo, ou seja, aquele que é controlado e mantido pelo próprio negócio, muitas vezes, dentro de sua própria estrutura física. 

Nesse modelo, o custo é mais elevado, tanto do ponto de vista de implantação da infraestrutura adequada, quanto na manutenção por uma mão de obra qualificada.  

Entre os fatores que mais influenciam as empresas na escolha do enterprise entre os tipos de data center, estão: o controle absoluto dos dados e da infraestrutura de T.I da empresa, segurança dos dados, a transparência sobre os processos e a garantia de continuidade das operações. 

 

Hyperscale 

  

Como o próprio nome já diz, esse tipo de data center é aquele que envolve a gestão de dados em grande escala. Nesse caso, é ideal para grandes empresas, muitas vezes, com operação e alcance multinacional. 

Nesse modelo, são abrigados inúmeros servidores, com uma arquitetura escalável, que permite que a capacidade de processamento seja sempre aumentada. Para isso, as empresas, muitas vezes, utilizam infraestruturas híbridas que misturam o armazenamento entre a rede física e na nuvem. 

 

Híbrido 

 

Trata-se da divisão de serviços entre uma infraestrutura enterprise e armazenamento em nuvem ou colocation. 

 

Edge 

 

São ideais para empresas de Telecom ou plataformas de streaming, por exemplo, que precisam disponibilizar conteúdos e serviços ao consumidor final de forma instantânea.  

Isso só é possível, porque o data center edge opera com baixa latência. 

Vale ressaltar que esse tipo de data center possui alto desempenho e custo interessante, sendo uma excelente opção para os negócios que buscam opções de ponta, mas com bom custo-benefício, entregando serviços com agilidade e rapidez. 

  

Cloud  

  

Trata-se de um data center 100% virtual, que opera com soluções em nuvem. Isso descomplica a parte operacional para as empresas, uma vez que não demanda a construção de uma infraestrutura física própria. 

 

Como escolher o data center ideal para sua empresa 

 

Diante de tanta informação, você deve estar se perguntando: mas como eu devo escolher, entre tantos tipos de data center, a solução ideal para minha empresa? 

Sabemos que essa tarefa é desafiadora. Por isso, preparamos algumas dicas. 

São elas: 

  1. Analise os benefícios que a adoção de um data center vai trazer para sua empresa. O que é mais importante? Oferecer uma melhor experiência para o cliente? Fortalecer a reputação corporativa? E por aí vai; 
  2. Considere o nível de segurança do modelo. Afinal, proteger seus dados e de seus stakeholders é fundamental; 
  3. Entenda o suporte e a complexidade de implantação do tipo de data center em questão. Nesse sentido, leve em consideração aquele que proporcionar suporte especializado; 
  4. Fique de olho nas certificações da empresa terceirizada. Esse fator atesta a expertise do provedor do serviço. 

Existem outros fatores que contribuem para essa decisão. Se você continuar com dúvidas, a gente pode te ajudar. Entre em contato conosco e saiba como! 

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing