O Sistema de Controle e Aquisição de Dados (SCADA) tem sido uma tecnologia essencial por trás da automação e monitoramento em várias indústrias.
Considerado um dos principais componentes da Tecnologia Operacional, o SCADA é um sistema de controle e monitoramento remoto que permite supervisionar e interagir com processos industriais complexos em tempo real.
Quer entender como esse recurso tem revolucionado os processos industriais e de infraestrutura crítica? Siga a leitura deste artigo.
O que é o sistema SCADA?
Do inglês Supervisory Control and Data Acquisition, o sistema SCADA é uma tecnologia utilizada para coletar os dados de equipamentos e sensores de uma rede e os envia para um computador central onde é possível monitorar e controlar esses dados.
Geralmente, essas informações são enviadas no formato de uma interface gráfica para um sistema de controle distribuído (DSC), que é responsável por gerenciar os sistemas de produção em um único lugar.
É graças ao sistema SCADA que os operadores das indústrias conseguem gerenciar diferentes processos simultaneamente e ainda ter tempo hábil para correção de falhas, caso necessário.
Principais componentes do sistema SCADA
O sistema SCADA possui três componentes principais:
· Rede de comunicação: transmite os dados entre os equipamentos e o software de supervisão.
· Conjunto de equipamentos e sensores: coleta as informações e envia para o software de supervisão.
· Software de supervisão: responsável por processar e exibir os dados para os usuários.
Todos esses elementos trabalham em conjunto. Basicamente, a rede de comunicação transmite todos os dados coletados dos equipamentos e sensores e envia para o software de supervisão.
Enquanto o software de supervisão processa os dados adquiridos e os apresenta através de uma interface gráfica para os operadores de controle.
Esses profissionais monitoram o processo em tempo real e fazem intervenções, realizando ajustes como modificações na temperatura ou na vazão.
A funcionalidade de supervisão permite aos usuários estabelecerem alarmes e limites operacionais, garantindo que sejam notificados diante de falhas ou de condições que ultrapassem os limites predefinidos.
Sistema SCADA e a TO
Tecnologia Operacional (TO) consiste no uso de sistemas e hardware para controlar e monitorar os processos, dispositivos e infraestrutura de uma instituição empresarial.
Diferente da Tecnologia da Informação (TI) que está ligada, sobretudo, ao banco de dados e na administração das operações administrativas, a TO interage diretamente com o mundo físico ao controlar atividades voltadas, principalmente, aos processos industriais.
O sistema SCADA atua como uma ponte entre a tecnologia operacional (TO) e os sistemas de tecnologia da informação (TI), permitindo a integração e a interação entre os dois domínios.
Ele coleta dados provenientes dos dispositivos de TO, como sensores e controladores, e os transmite para uma unidade central de controle. Esses dados são então processados e apresentados de forma simplificada para os operadores, permitindo-lhes monitorar e controlar os processos industriais. Mas em quais processos o sistema SCADA pode ser aplicado? É o que veremos nos próximos tópicos.
Exemplos de uso do sistema SCADA
O sistema SCADA pode ser utilizado em diferentes processos, desde a economia de recursos até o saneamento básico. Confira alguns exemplos:
Saneamento básico
O sistema SCADA não é exclusivo apenas para determinados setores industriais, mas também pode ser aplicado em sistemas de abastecimento e tratamento de água. Com o uso do SCADA nesses contextos, é viável monitorar uma série de variáveis importantes, como níveis de água, qualidade, pressão e vazão, entre outras.
Monitorar o fluxo de energia em usinas
O sistema SCADA é uma tecnologia essencial para monitorar o fluxo de energia em usinas, por exemplo. O sistema monitora, por exemplo, a temperatura dos geradores, a pressão do vapor e o fluxo de energia. Isso possibilita a economia e o uso distribuído de recursos.
Transporte
Em sistemas de transporte como ferrovias e metrôs, o SCADA é empregado para monitorar e controlar o tráfego, garantindo a segurança e a eficiência do transporte público.
Vantagens de utilizar o sistema SCADA
Uma das características mais importantes do SCADA é a sua capacidade de automatizar processos com base em parâmetros predefinidos.
Isso significa que o sistema pode identificar e responder eventos e condições específicas sem a intervenção humana direta, aumentando assim a eficiência operacional e reduzindo os riscos de falhas. Segundo o Gartner, até 2025, 70% das empresas implementarão automação estruturada para adquirir mais flexibilidade e eficiência.
Mas para além da automação de processos industriais, o sistema SCADA também traz como vantagens:
Segurança operacional
O sistema SCADA oferece muito mais segurança operacional aos processos, pois detecta as falhas rapidamente, além de possibilitar o monitoramento em tempo real. E sem falar que, a capacidade de analisar padrões e tendências também é um diferencial importante para a prevenção de erros.
Redução de custos operacionais
A redução dos custos operacionais é resultado da automação dos processos e redução do capital humano. Como há a otimização dos processos, consequentemente ocorre a diminuição dos trabalhos operacionais e os custos provenientes deles.
Tomada de decisão informada
Ao fornecer dados precisos e atualizados, o SCADA capacita os operadores a tomar decisões informadas e a responder rapidamente a mudanças nas condições do sistema.
Conclusão
O SCADA ajuda as organizações a aumentar a eficiência operacional, melhorar a confiabilidade dos sistemas e tomar decisões informadas.
E todos os recursos e usos possibilitados pelo SCADA, como conferimos aqui, possibilitam que a indústria modernize a sua infraestrutura e ganhe cada vez mais eficiência.