A ideia que antes colocava a área de T.I em um espaço de mero suporte técnico tem ficado cada vez mais no passado. Em tempos de transformação digital e de mudanças aceleradas, um gestor de T.I conduz um dos papéis fundamentais no processo de inovação das empresas. Passou de uma “simples” função de suporte para um facilitador e responsável pelo desenvolvimento tecnológico da organização. Além disso, os profissionais que atuam nesta área precisam estar sempre atentos às novas tecnologias que aparecem no mercado. Bem como, refletir sobre o quanto elas impactam no dia a dia dos usuários e clientes.
Um modelo de negócio depende da inserção tecnológica no processo, sendo um recurso imprescindível para garantir o seu crescimento e a escalabilidade. Neste contexto, o objetivo principal é gerar novas soluções ou produtos para que o negócio possa evoluir continuamente. E, para que isso aconteça, existe uma peça fundamental: o gestor de T.I. Neste artigo, vamos abordar a relação entre o trabalho que um gestor de T.I realiza para que a transformação digital de fato aconteça em uma empresa. Continue a leitura e não perca nenhum insight!
O papel-chave do gestor de T.I na transformação digital das empresas
Independente do setor, todas as empresas utilizam a tecnologia de um modo específico e objetivo. Alguns negócios focam no aumento de flexibilidade, rapidez e segurança. Já outros, além desses pontos, também utilizam a tecnologia para maximizar os índices de performance e inovação.
Saber quais são os fatores e a necessidade a curto, médio e longo prazo são os primeiros passos para melhorar o papel da T.I no dia a dia da empresa. Se o gestor conhece como ela é apresentada, e o que ela pode fazer pelo desenvolvimento da empresa, definir um novo investimento será muito mais fácil. Afinal, a sua visão sobre o que deve ser feito para a empresa atingir as suas metas será mais precisa e robusta.
O gestor de T.I é um dos profissionais mais importantes da área. É a pessoa que trabalha alinhando metas e solucionando erros. Ao mesmo tempo, previne riscos e molda o planejamento para que ele seja capaz de focar nos melhores resultados.
Não é por acaso que o papel do gestor de T.I na transformação digital deve ser visto com destaque. Esse é o profissional que avalia quais soluções podem gerar o melhor impacto ao negócio. Também, é ele quem alinha expectativas e define o planejamento do investimento.
Quais tendências de T.I a empresa deve ficar de olho nos próximos anos?
Para que o gestor de T.I e a transformação digital possam ter um papel de destaque na empresa, é preciso conhecer e compreender o impacto dessas mudanças. Confira algumas dessas tendências abaixo:
Computação na nuvem
A cloud computing é uma tecnologia conhecida por ser versátil e ter um potencial de grande mudança no ambiente corporativo. A nuvem pode tornar serviços mais integrados, econômicos e eficazes.
Internet das Coisas
A internet das coisas é responsável pela criação de ambientes de trabalho mais integrados, automatizados e inteligentes. Na indústria, a IoT torna rotinas de manutenção mais inteligentes. Já no comércio, ela permite que as empresas possam entender o comportamento de seus clientes e criar ambientes mais agradáveis. Para quem trabalha com a gestão corporativa, essa tendência pode ser utilizada para cortar custos e tornar ambientes mais eficazes.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada em um número maior de ambientes. Assim, as empresas eliminam riscos, criam experiências mais agradáveis para clientes e serviços de maior qualidade. Utilizada para desenvolver veículos autônomos, por exemplo, a IA é capaz de revolucionar a entrega de produtos. Ela é mais econômica, ágil e prática.
A transformação digital nas empresas não é algo que está para acontecer. Ela já está acontecendo nesse exato momento e vem impactando vários setores do mercado. Você quer ficar antenado em outras tendências de T.I para o mundo dos negócios em 2022? CLIQUE AQUI!
Como o gestor de T.I pode auxiliar na inserção da transformação digital?
O gestor de T.I precisa estar sempre a frente de toda essa busca por novas soluções para os negócios da empresa, seja por meio de recursos tecnológicos, ou pelo uso de metodologias inovadoras. Vale destacar, que um profissional atento ao mercado e atualizado com as últimas inovações de T.I terá em suas mãos o projeto de T.I necessário para ser o guia da empresa no processo de transformação.
Promover essas mudanças, contudo, pode não ser uma tarefa simples: isso vai depender do contexto e da realidade de cada companhia, empresas mais conservadoras, por exemplo, tendem a impor mais dificuldades nesse processo. Nas próximas linhas, elencamos 5 dicas para você se manter firme no seu propósito de agente transformador. Confira:
-
Avalie a possibilidade de novas tecnologias
Antes de solicitar um investimento em inovações como a cloud computing, o Big Data ou a internet das coisas, você precisa estudar quais delas são mais pertinentes para promover a transformação digital na sua empresa.
Não adianta sugerir a adoção de uma tecnologia sem ter a certeza de como ela funciona e os benefícios que pode trazer, além de soar como falta de conhecimento, não lhe dará argumentos para convencer o alto escalão.
-
Busque a mudança gradualmente
Quando a diretoria e os demais gestores rejeitam ou não compreendem a transformação digital, é necessário encontrar maneiras de convencê-los do contrário, afinal, são eles os responsáveis por guiar a força de trabalho e autorizar novos investimentos.
Por vezes, será preciso ter calma e persistência nessa tarefa. A melhor maneira de fazer isso é apontando as vantagens e os maiores ganhos que essas tecnologias trarão para a companhia e, se possível, mostrando cases de empresas que tiveram ótimos resultados na empreitada.
-
Adote metodologias inovadoras
É muito comum, especialmente na gestão de projetos, utilizar metodologias para otimizar os processos gerenciais e operacionais. Uma das primeiras propostas do gestor de T.I à diretoria deve ser a adoção dessas práticas no próprio setor.
Um bom exemplo é a metodologia DevOps XP (Extreme Programming), que permite ao gestor integrar as equipes de Desenvolvimento e Operações por meio de ferramentas e processos de trabalho que criam um ambiente de ações rápidas e feedbacks instantâneos, o que resulta em menos atrito entre as áreas e ciclos de produção bem mais curtos.
-
Procure bons parceiros de negócio
Conseguiu convencer a diretoria a iniciar o processo de transformação digital? Perfeito! Agora, cabe a você pesquisar o mercado e propor os melhores parceiros possíveis. Empresas como provedores de cloud, fornecedores de tecnologias (como Big Data, inteligência artificial etc.) e de soluções de Data Center serão cruciais para que o processo seja bem-sucedido.
A Hostweb facilita as estratégias que otimizam as eficiências operacionais e os níveis de produtividade da sua empresa com soluções de Data Center e Cloud.
-
Ajude a repensar a cultura do setor de T.I
Concluída a inserção na transformação digital, será preciso repensar a cultura do setor de T.I para montar uma equipe de alta performance, especialmente, se os profissionais eram habituados a gerenciar a infraestrutura local. Novamente, caberá a você ajudar nesse processo.
E aí, gestor de T.I? Como vai a preparação para assumir esse papel de agente transformador na sua empresa?
Chegou o tempo de mergulhar na era digital! Conte com a Hostweb Data Center! Nosso objetivo é elevar a qualidade dos projetos e atender demandas específicas, utilizando as melhores tecnologias de mercado e acrescentando a elas um processo de trabalho construído ao longo de anos de experiência.
Caso tenha interesse de conhecer melhor as nossas soluções, e saber como elas podem potencializar ainda mais a gestão de dados da sua empresa, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.