Hoje em dia, quando se fala em tecnologia e inovação, não é raro surgirem termos como cloud computing ou computação em nuvem. Mesmo que você não entenda muito sobre ferramentas digitais, você com certeza já compartilhou ou salvou algum documento, imagem ou arquivo na nuvem, correto?
Deixa a gente te ajudar com essa resposta.
- Você já ouviu música em alguma plataforma de streaming?
- Já mandou alguma foto sua para o drive?
- Já comprou algum produto on-line?
Se você disse “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, já se beneficiou da tecnologia de cloud computing. Porém, mesmo que essa solução faça parte do nosso dia a dia de forma quase natural, ela ainda pode gerar muitas dúvidas, sobretudo, no âmbito corporativo.
Então, que tal aprender mais sobre o assunto? Até porque, em um mundo cada vez mais conectado, ter uma visão ampla das tecnologias disponíveis e como elas afetam o nosso dia a dia é muito importante. E o mesmo vale para as empresas, que podem se beneficiar de recursos digitais para tornar sua operação mais sustentável, produtiva e segura.
Neste artigo, vamos aprofundar o conceito de cloud computing, entendendo os benefícios da computação em nuvem principalmente para os negócios e como essa solução funciona na prática. Acompanhe!
O que é cloud computing?
Também conhecida como computação em nuvem, cloud computing se refere à tecnologia que possibilita o armazenamento e hospedagem de soluções, informações programas e serviços, por meio da conectividade e da grande escala da internet. Com essa tecnologia, os usuários conseguem acessar os recursos de maneira remota, através de qualquer dispositivo conectado, seja ele um celular, um tablet ou um computador.
Isso significa que, se anos atrás, a sua empresa compartilhava arquivos e informações por intermédio de um servidor e um computador local, agora, ela pode compartilhar informações pela internet, com qualquer pessoa dentro e fora da organização, em frações de segundos e em poucos cliques.
Além disso, a computação em nuvem desobriga a empresa quanto à instalação de softwares e aplicações nos dispositivos, já que, com esse serviço, quem cuida do desenvolvimento, armazenamento de dados, manutenção, backup e etc., é a empresa fornecedora. Dessa forma, o usuário só precisa utilizar e acessar os recursos, de acordo com suas necessidades.
Alguns benefícios do cloud computing
A computação em nuvem é capaz de oferecer inúmeras vantagens às corporações, como podemos perceber. Vamos conhecer algumas delas mais a fundo.
Adeus distância
Como a nuvem funciona como um ambiente virtual, que pode ser acessado de qualquer lugar por qualquer dispositivo conectado à internet, os colaboradores da sua empresa podem trocar informações de qualquer lugar do globo. Já que nem todo arquivo ou documento pode ser enviado por e-mail, a nuvem possibilita que grandes quantidades de arquivos, pesados ou não, sejam compartilhadas entres os times, de forma rápida e segura.
Trabalho remoto e colaborativo
Se a distância geográfica deixa de ser um problema, a presença física dos funcionários em um mesmo ambiente não é mais obrigatória, favorecendo modelos de trabalho mais flexíveis, como o trabalho remoto ou híbrido.
Além disso, como a nuvem permite o acompanhamento e compartilhamento de informações em tempo real, pessoas de uma mesma área ou de setores diferentes da empresa podem trocar dados mais rapidamente e trabalhar em projetos hospedados na nuvem, de forma colaborativa e cada vez mais produtiva.
Redução de custos
Como já mencionamos ao longo do texto, a manutenção e suporte do cloud computing ficam sob a responsabilidade do provedor do serviço, reduzindo os custos da empresa com mão de obra qualificada e recursos. Sem contar que, com essa tecnologia, o negócio não mais precisará adquirir uma infraestrutura própria de armazenamento e backup.
Economia de espaço físico
A economia também é real em relação ao espaço físico necessário para abrigar servidores, o que deixa de ser requisito com a computação em nuvem.
Como funciona a computação em nuvem?
O cloud computing funciona da seguinte forma: um servidor em nuvem (remoto) é utilizado para conectar recursos centralizados a usuários conectados à internet. Neste ambiente, são armazenados dados e recursos necessários para a operação da empresa, que podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.
De modo geral, existem três tipos de cloud computing, que vamos conhecer a seguir:
Nuvem pública:
São soluções de servidores, armazenamento e etc., fornecidas por provedores terceirizados e que podem ser contratadas por qualquer pessoa ou empresa.
Neste formato, fica a cargo dos clientes apenas o envio das informações que ele deseja armazenar na nuvem, enquanto a empresa parceira ficará responsável pela manutenção, segurança e gerenciamento dos recursos.
Esse modelo acaba sendo mais barato, sendo indicado para as organizações que desejam economizar em investimentos.
Nuvem privada:
Como o nome já diz, nesse modelo de cloud computing, a empresa que é responsável por manter a infraestrutura em seu domínio interno, oferecendo acesso restrito apenas a usuários selecionados.
Dessa forma, a empresa consegue personalizar as ações de acordo com as suas necessidades.
Nuvem híbrida:
Esta se refere a união dos dois modelos citados anteriormente, com a combinação de recursos entre os dois tipos de nuvem.
Portanto, a depender da necessidade do negócio, algumas soluções são utilizadas de forma privada, enquanto outras são utilizadas de forma pública.
Por fim, se você é empreendedor ou gestor de T.I, e quer optar por um serviço de cloud computing para a sua empresa, tenha em mente que a escolha do modelo de nuvem ideal para o seu negócio vai depender dos fatores citados anteriormente, sempre considerando as necessidades corporativas, o custo envolvido na implementação e manutenção do ambiente, a disponibilidade e o desempenho.
E não esqueça que, na jornada de implementação de uma tecnologia de computação em nuvem, contar com o parceiro ideal pode fazer toda a diferença para a evolução do seu negócio. A Hostweb pode ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais.