Como a gestão de dados impacta o financeiro da sua empresa

Ao falar em gestão de dados e no seu impacto para o setor financeiro é muito comum pensarmos em vários fluxos, demandas e na organização necessária para lidar com um alto volume de informações. Podemos avaliar que esse assunto tem um peso significativo nas nossas vidas e está sempre presente no cotidiano, principalmente, no âmbito corporativo.  

É crescente a preocupação de cuidar, tratar e administrar os dados, isso porque os gestores sabem a relevância desse ativo para os negócios, sendo um dos pilares que sustentam toda a estrutura lógica e estratégica da organização. Dessa forma, a perda deles pode ser irreversível e trazer danos irreparáveis às finanças.  

Mas o fato é que tudo o que se refere a dados e empresas, em algum momento do processo de solicitações de demandas, pode passar pelo setor financeiro e precisa ser bem analisado e tratado. Nesse sentido, a inteligência de dados se transformou em uma das melhores aliadas para reduzir custos, aumentar lucros ou, até mesmo, organizar os procedimentos referentes ao departamento. 

Ficou interessado e quer saber quais são os principais benefícios da gestão de dados e como ela pode impactar o setor financeiro a sua empresa? Continue acompanhando nosso conteúdo. Boa leitura! 

 

A gestão de dados é uma prática que coleta, mantém e usa os dados de um negócio de forma segura, eficiente e ordenada.

 

O que é gestão de dados? 

 

A gestão de dados é uma atividade em ascensão no mundo inteiro, pois sua relevância ganha, dia após dia, grande peso para a saúde dos negócios. É considerada uma análise de desempenho que reúne informações, a fim de mantê-las seguras e executá-las de forma rápida e eficiente. Sua principal missão é cuidar dos dados de uma empresa, para que eles tenham condições de serem transformados em inteligência de mercado, dando utilidade e permitindo que as informações sejam utilizadas para o controle financeiro da empresa, por exemplo.  

Quando refletirmos sobre o conceito de dados, na realidade estamos nos referindo à matéria prima de uma cadeia que engloba: dado – informação – conhecimento – sabedoria. A evolução desta cadeia é fundamental para conseguir o que todas as empresas desejam: transformar dados em informações confiáveis e poderosas, utilizando-as como fonte de conhecimento para a tomada de decisões estratégicas. 

 

Os impactos da gestão de dados para sua empresa  

 

O avanço tecnológico alterou processos e as formas de produzir e armazenar informações de um negócio. E, ao longo dos últimos anos, a percepção de valor dos dados tornou-se ainda mais clara. Sem contar que, nos tempos atuais, os ataques cibernéticos se intensificaram, gerando situações alarmantes, como os casos de ataques de ransomwares, que passaram a ser amplamente conhecidos em 2017. 

Vale lembrar que foi nesse período o momento em que muitas empresas de diferentes portes e segmentos entenderam que suas informações eram valiosas e precisavam ser bem gerenciadas. Um simples vazamento de dados ou sequestro pode implicar em prejuízos graves, porque a situação se reflete na necessidade de retrabalho, na paralisação ou no atraso das rotinas que dão andamento ao negócio.  

 

A gestão de dados no setor financeiro  

 

Uma gestão de dados eficiente pode trazer muitos ganhos para o setor financeiro de uma empresa, que vão, desde a parte da organização, até à obtenção de resultados competitivos. Com base em uma pesquisa realizada pelo Instituto DevMedia, pontuamos a seguir alguns impactos da gestão de dados no setor financeiro. São eles:  

  • Melhoria na qualidade e confiabilidade dos dados e informações, por meio do uso de dados cada vez mais claros, precisos, íntegros, integrados, pertinentes e oportunos; 
  • Criação da cultura do uso de indicadores de processo e qualidade dos dados; 
  • Redução dos riscos e falhas no desenvolvimento dos sistemas e aplicações; 
  • Estabelecimento de mecanismos formais de segurança, acesso e disponibilização de dados e informações a quem realmente necessita; 
  • Aumento da produtividade das pessoas que utilizam os dados e as informações. 

 

Benefícios da gestão de dados para o setor financeiro 

 

Como já vimos, a gestão de dados é extremamente relevante para qualquer negócio ou empresa. E, quando se trata de finanças, essa relevância se torna ainda maior.  

Por isso, ter todas as informações documentadas e analisadas em relação ao que foi gasto, como despesas e investimentos, e tudo o que foi recebido como faturamento, permite que o administrativo tenha mais segurança e controle na hora de planejar ações futuras para a empresa, levando em conta a realidade financeira daquele momento. Dessa forma, são tomadas decisões sensatas e seguras, evitando danos permanentes para a empresa, como a dívida e a falência e contornando crises de maneira assertiva e eficiente. 

 

Como investir em uma plataforma de backups pode ajudar? 

 

Empresas estão constantemente expostas ao risco de perda de dados. Diante disso, a solução de Cloud Backup pode se tornar um componente fundamental na infraestrutura do seu negócio, além de ajudar no seu processo de recuperação de dados, ao ser organizado e executado adequadamente. 

Muitos escritórios que tratam da gestão financeira de uma empresa costumam armazenar a papelada em arquivos físicos. Devido a este fato, muitos documentos ficam armazenados por anos, até décadas, e isso faz com que os escritórios tenham um custo cada vez maior com a estrutura física para que toda essa documentação seja armazenada. Quando se trata de segurança, neste caso, os arquivos ficam vulneráveis a fatores como um incêndio, enchente ou assalto. 

Com a chegada de novas tecnologias de armazenamento e gestão de dados, alguns escritórios já optaram por fazer backup por conta própria, ou seja, utilizando HDs externos ou até um servidor pequeno, que é atualizado manualmente por uma pessoa responsável. A maioria dos profissionais da área de finanças fala sobre a possibilidade de utilizar aplicativos de compartilhamento na nuvem, como o Google drive ou Dropbox.  

Porém, isso não é suficiente para manter os dados da sua empresa bem protegidos. É necessário ir além, estabelecendo uma rotina de backup para o setor financeiro e outros dados sensíveis, serviço de suporte bem estruturado, entre outros fatores.  

Clique aqui e conheça 5 vantagens do cloud backup para o seu negócio 

 

Empresas como a Hostweb podem ser o parceiro que a sua empresa precisa, para implementar uma gestão de dados eficiente.  

Com nossas soluções, o seu backup é programado para desempenhar uma rotina automática de cópia dos dados e arquivos, que são armazenados de uma maneira mais segura em um ambiente de Data Center. Por trás deste ecossistema, há toda uma inteligência que compacta, criptografa, o que reduz os riscos de acessos indevidos e automatiza esse processo, garantindo segurança e agilidade nos backups. 

Caso tenha interesse de conhecer melhor as soluções de backup na nuvem da Hostweb, e como elas podem potencializar ainda mais a gestão de dados da sua empresa, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.  

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing