Conheça 5 vantagens do cloud backup para o seu negócio

A crescente importância dos dados na nova economia, nos leva a ter uma preocupação cada vez mais profunda com as rotinas de armazenamento e gestão das informações. Nos dias de hoje, é natural que a operação das empresas esteja relacionada a um amplo volume de arquivos, que precisam estar devidamente organizados e de fácil acesso. Nesse contexto, surge o conceito de cloud backup ou backup em nuvem, que veio para substituir alguns métodos de armazenamento físicos que se tornaram obsoletos com a transformação digital.  

Alguns podem não lembrar, mas as primeiras formas de armazenamento no formato de cópias digitais eram os discos rígidos, como CDs, DVDs, depois os pen drives e, mais recente, os HDs externos. Porém, todas essas opções são físicas e embora sejam formas de ter certa garantia, de duas ou mais cópias dos arquivos, nada garante que não possam ser perdidas ou danificadas 

Com o passar do tempo, a tecnologia evolui e fez surgir opções mais seguras de armazenamento em nuvem para o armazenamento de arquivos, os backups, através de servidores on-line, que garantiam mais segurança e a acessibilidade, com acesso rápido em qualquer lugar e a qualquer hora, sendo necessário, apenas, um equipamento eletrônico (computador, tablet ou smartphone) e acesso à internet.  

Diante disso, criamos um artigo sobre os principais benefícios do cloud backup, ou backup em nuvem, para sua empresa.  

Vamos lá? Continue a leitura!  

 

O cloud backup, ou backup em nuvem, é um processo que integra características de segurança, organização e confiabilidade ao seu trabalho.

 

O que é cloud backup ou backup na nuvem?  

 

Primeiramente, vamos entender o que é backup. Trata-se de um procedimento que tem como objetivo preservar dados e informações, a fim de evitar que se corrompam ou sejam perdidas. Dessa maneira, realizar um backup significa guardar esses dados em sistemas de armazenamento mais seguros, por exemplo, em um servidor on-line, que é o que chamamos de cloud backup ou backup em nuvem. 

Com o avanço da tecnologia, o backup tornou-se uma técnica de prevenção importante para evitar a perda de dados, visto que um dos principais desafios que uma empresa é oferecer aos seus clientes um serviço com todos os atributos que eles buscam, tais como: praticidade, agilidade, custo-benefício e segurança. Esse último aspecto é central, principalmente, quando se armazena informações de alto valor. 

Hoje, torna-se necessário para o negócio ter mais garantia de segurança e atenção na proteção de dados importantes, a opção de ter possibilidades de personalização e controle com funcionalidades que se adaptam a sua necessidade, é o caminho mais seguro para armazenar dados importantes.  

Cloud Backup da Hostweb, por exemplo, entrega agilidade, conforto e segurança para que o usuário tenha sempre o seu banco de dados seguro e armazenado na nuvem. Com essa solução, os dados serão criptografados em cada etapa do processo de transferência. Isso significa que a segurança dos seus arquivos é reforçada antes, durante e após a transferência. Saiba mais sobre esse serviço aqui. 

 

Diferença entre o armazenamento em nuvem e cloud backup 

 

O armazenamento em nuvem é um serviço usado para guardar arquivos, ou seja, é um serviço que permite que você coloque na nuvem todos os seus arquivos e possa acessá-los em qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphones, tablets e computadores.  

Já o cloud backup é o processo que cria cópias dos seus arquivos na nuvem, a partir de rotinas próprias de armazenamento, mantendo os dados seguros mesmo se houver algum problema com seu computador do escritório ou mesmo uma exclusão acidental de arquivos. Bastante utilizado no ambiente corporativo, esse tipo de serviço mantém os seus dados mais seguros do que se estivessem em servidores físicos na sua própria empresa. 

Ao contrário do armazenamento em nuvem, cloud backup oferece a possibilidade de criar rotinas de execução de armazenamento, e é um serviço especializado. É possível criar agendamento dos backups, com a possibilidade de visualizar históricos dos arquivos copiados. 

 

O que as empresas buscam com esse serviço?  

 

  • Segurança e praticidade: empresas estão constantemente expostas ao risco de perda de dados. Por isso, tendo em vista esta ameaça às empresas, o cloud backup pode se tornar um componente essencial na infraestrutura de T.I do seu negócio; 
  • Com o serviço, você realiza, de forma segura, a migração de um servidor interno para a nuvem, representando um aumento na proteção de seus dados, já que o sistema utilizado é desenvolvido para oferecer suporte aos bancos de dados e sistema de gestão de arquivos de missão crítica;  
  • cloud backup contém uma interface intuitiva, além de permitir um armazenamento e uma transferência segura e descomplicada dos seus dados para a nuvem, o que proporciona à empresa um melhor gerenciamento e monitoramento total dos arquivos e a confiabilidade do serviço;  
  • Com o processo de backups automatizado é possível criar uma programação completa na plataforma, onde ela vai sempre fazer o upload dos arquivos na nuvem no horário definido e agendado. Ou seja, o colaborador da empresa pode deixar o backup dos seus arquivos acontecendo quando estiver almoçando, durante uma reunião, ou até mesmo à noite, quando já estiver em casa depois de um longo dia de trabalho. Assim, os arquivos ficam guardados no lugar certo para que possam encontrá-lo com mais facilidade sempre que precisarem.  

 

5 vantagens do cloud backup para o seu negócio  

 

Podemos ver que existem muitas vantagens do cloud backup ou backup em nuvem para o seu negócio, e por trás deste ecossistema, há toda uma inteligência que compacta, criptografa (o que reduz os riscos de acessos indevidos) e automatiza esse processo, garantindo segurança e agilidade aos armazenamentos.  

 Agora, vamos conferir 5 das principais vantagens do cloud backup 

 

  1. Menos dispositivos físicos: A grande vantagem nesse caso é que você centraliza o armazenamento do seu backup em um único lugar, já que todos os seus dados ficarão guardados na nuvem, tornando mais fácil a sua recuperação. Conforme as demandas vão surgindo, o espaço de armazenamento do backup precisa se adaptar ao que a empresa precisa naquele momento; 
  2. Mais espaço para armazenar dados: Deixar de se preocupar com a previsibilidade do espaço disponível para o futuro é um ganho enorme para a sua gestão. Você já parou para pensar em um crescimento no pico de adesão de novos clientes, por exemplo? Se não tiver um espaço e backup adaptável à sua necessidade, acabaria tendo que diminuir ou até mesmo excluir dados para evitar a ociosidade do sistema em períodos de alto fluxo de arquivos;   
  3. Facilidade no compartilhamento: A facilidade no compartilhamento de informações tornou o sistema de armazenamento em nuvem muito útil. Com o uso da nuvem, basta que o usuário acesse o serviço e localize o arquivo que deseja. Essa disponibilidade dos dados gera mais produtividade e ganhos para as empresas. Na medida que todas as informações do banco de dados estão salvas em backup na nuvem, elas poderão ser utilizadas de forma mais rápida e descomplicada;  
  4. Praticidade no acesso: O simples ato de guardar todos os documentos importantes na nuvem pode te salvar de certas situações que surgem por conta do esquecimento ou correria. Vamos supor que você saiu com pressa e esqueceu seu notebook em casa, mas que nesse dia precisa apresentar os relatórios na empresa ou no cliente, logo seu trabalho ficará comprometido. Contando com o backup na nuvem esse contratempo é rapidamente resolvido, porque poderá ter acesso aos arquivos, por meio de outros dispositivos móveis.  Em qualquer lugar, em qualquer momento, em qualquer computador ou smartphone, tudo aquilo que precisar estará sempre disponível; 
  5. Mais segurança: Quando falamos de tecnologias, logo surge a preocupação com a segurança. Acontece que as empresas estão sempre atentas para garantir maior segurança em suas plataformas e aos seus clientes.  O cloud backup, por exemplo, é uma alternativa no mercado. A solução oferece um serviço estável e confiável para a proteção dos seus dados, adotando criptografia nesses dados, desde o envio, até o seu armazenamento. Dessa forma é possível proteger seus dados contra falhas e ameaças digitais.  

 

Mais vantagens do cloud backup para o seu negócio: 

 

  • Rotinas programadas de recuperação de dados; 
  • Todo o serviço debackupé monitorado 24 horas por dias, 7 dias por semana e 365 dias por ano (monitoramento 24 x 7 x 365); 
  • Armazenamento em Data Center;
  • Processo automatizado; 
  • Redução de riscos da complexidade; 
  • Crescimentoprogramado do uso de recursos; 
  • Tratamento diário dos incidentes.

Com tantas vantagens, a perspectiva de mercado para cloud é que, em 2022, cerca de 40% dos investimentos base em tecnologias de informação das empresas sejam relacionados à computação na nuvem, e que, até 2028, cresça até 80%.  

Quer aderir a solução cloud backup e não sabe por onde começar?   

Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.  

 

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!