Saiba como escolher o servidor ideal para a T.I da sua empresa

À medida que uma empresa cresce, mais complexa se torna a sua operação e, consequentemente, a gestão, compartilhamento e armazenamento de dados e informações. Isso porque, quanto mais áreas e pessoas envolvidas nos processos-chave, mais difícil é garantir agilidade e transparência entre elas, o que é fundamental no cenário atual. E é por isso que escolher o servidor certo para o seu negócio deveria estar entre as prioridades da sua gestão. 

Afinal, para aumentar a produtividade, tornar a empresa mais rentável e assegurar que os dados financeiros e estratégicos estejam sendo bem cuidados, a escolha de um servidor adequado às necessidades do negócio torna-se fundamental e indispensável. E nós sabemos que, se você, empreendedor, não possui muita afinidade com T.I, essa tomada de decisão pode ser bastante desafiadora. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, que traz as definições de servidor, bem como seus tipos e principais características, a fim de auxiliar seu time na escolha da alternativa ideal para a T.I da sua empresa.  

Quer saber como? Continue a leitura! 

 

Escolher o servidor ideal para um negócio pode ser desafiador para empreendedores que não entendem muito de T.I. Mas, a gente pode ajudar!

 

O que é um servidor? 

 

Normalmente, quando se fala em “servidor”, muita gente associa logo à ideia de vários computadores conectados e caixas pretas com luzes piscando, não é mesmo? Mas, para que tudo isso?  

De maneira resumida, um servidor é um computador desktop que possui desempenho e configurações mais complexas e avançadas. O objetivo dessa estrutura é permitir que a empresa funcione com várias máquinas e usuários conectados ao mesmo tempo, facilitando a transmissão de informações, além de oferecer outros recursos a todos que estiverem conectados à rede.   

Ou seja, um servidor serve como um ambiente para a centralização de arquivos, documentos e dados gerais da empresa, o qual os usuários da rede conseguem acessar e compartilhar tudo de maneira colaborativa. Sem contar que muitas organizações também o utilizam como um local onde é realizado o backup automático das informações, de forma segura e ágil. 

Para facilitar sua compreensão, listamos alguns exemplos do uso de um servidor em uma empresa: 

  • hospedagem de internet; 
  • e-mail; 
  • Banco de dados; 
  • armazenamento de arquivos locais; 
  • entre outros. 

 

Tipos de servidor 

 

Já conseguimos identificar alguns benefícios que a escolha de um servidor pode trazer para o negócio. Vamos, agora, conhecer os tipos de servidor e suas particularidades, o que, com certeza, vai ajudá-lo ainda mais na hora de fazer a escolha certa para sua empresa.  

São eles: 

  • Servidor em torre (tower): por ser um modelo mais básico, esse tipo de servidor cai muito bem para pequenas empresas, que não precisam de uma solução robusta e nem dispõem de espaço físico para essa estrutura. Esses dispositivos são mais baratos e, por possuírem estrutura horizontal que lembra a CPU de um computador desktop, ocupam pouco espaço, além de não necessitar de ambiente climatizado para um melhor desempenho; 
  • Servidor em rack: já este modelo possui formato horizontal, sendo bastante compactos e permitindo que vários dispositivos sejam empilhados. Embora sejam mais caros do que o modelo anterior, um servidor em rack apresenta melhor desempenho e potencial de processamento. Normalmente, são recomendados para pequenas e médias empresas que necessitam de uma grande quantidade de armazenamento interno com flexibilidade ou que já trabalham com servidores e desejam ampliar a capacidade atual. Diferentemente do primeiro modelo, esse tipo de servidor requer um ambiente climatizado.  
  • Servidor blade: recomendado para empresas de grande porte ou que necessitam de um data center para lidar com uma grande capacidade de processamento e armazenamento interno de dados. Assim como o servidor em rack, por conta do elevado volume de dados, necessita de ambiente climatizado. Porém, são estruturas menores e mais potentes, em formato de módulo, que ocupam pouco espaço e que possibilitam uma ampliação prática e flexível dos seus recursos técnicos; 
  • Servidor em nuvem: nesse modelo, ao invés equipamentos físicos, as empresas passam a usufruir de um serviço, no qual os equipamentos passam a estar localizados na nuvem e acessados via internet. Isso possibilita grande economia de espaço às empresas, além da economia com a compra de demais estruturas. 

 

Como escolher o servidor ideal para minha empresa 

 

Sem dúvida, escolher o servidor certo para atender as necessidades do seu negócio não é uma tarefa fácil. Mas, estamos aqui para te ajudar! 

Antes de tudo, é fundamental que você entenda bem qual o propósito da aquisição do servidor. As cinco premissas abaixo podem ajudá-lo a encontrar essas respostas: 

  1. O intuito é compartilhar arquivos? 
  2. O que sua empresa precisa é de backup de dados? 
  3. Você possui espaço físico para um servidor nas suas instalações? 
  4. Ele vai ser utilizado para e-mail? 
  5. Seus colaboradores vão precisar se conectar ao servidor de forma remota? 

A partir das respostas para essas perguntas, o tipo de servidor que melhor se adequa ao seu negócio ficará mais claro.   

Agora, vamos aos detalhes técnicos que você e sua empresa precisam levar em consideração na hora da escolha. Vamos lá? 

  • Suporte técnico e manutenção: um servidor é feito para funcionar 24 horas, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Afinal, sua empresa não pode parar. Isso significa que, caso ela não possua equipe de T.I disponível para prestar o suporte técnico adequado, esse serviço terá que ser terceirizado. Por isso, já procure saber se o fornecedor do servidor também oferece manutenção; 
  • Preço: a gestão financeira é fator essencial para o crescimento sustentável de uma empresa. Por isso, ao comprar um servidor ou contratar uma empresa terceirizada, esse fator precisa ser considerado. Ou seja: o valor cobrado pela empresa de hospedagem, por exemplo, deve caber no seu orçamento; 
  • Espaço físico: já vimos que existem tipos de servidor mais compactos do que outros, ou que necessitam de uma infraestrutura física mais robusta. Por essa razão, avaliar a disponibilidade de espaço da sua empresa é imprescindível. Caso não disponha de espaço, talvez, a melhor opção seja um servidor em nuvem. 

Gostou das dicas? Compartilhe! Também temos mais conteúdos gratuitos para você acessar no nosso blog. Clique aqui e aproveite! 

Se quiser conhecer melhor as soluções de data center e cloud da Hostweb, e como elas podem potencializar ainda mais a gestão de dados do seu negócio, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores. 

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!