Câmera inteligente e IoT: a nuvem revolucionou a segurança patrimonial

Os dados obtidos pela câmera inteligente devem ser armazenados na nuvem

A câmera inteligente possibilitou um impressionante avanço para a segurança pública e privada. Muito mais que a captura de imagens, esses dispositivos de monitoramento conseguem determinar uma situação de risco e identificar a circulação de pessoas não autorizadas em determinado local por meio da integração com outros mecanismos digitais, além da captura em tempo real.

Semelhantes às câmeras tradicionais de segurança, elas são instaladas em pontos estratégicos, seja de interesse do governo como uma avenida de grande movimento, ou privado como residências e empresas.

E todo esse sistema integrado, que às vezes envolve centenas ou milhares de dispositivos, possui um grande diferencial: a emissão de alertas para a central de monitoramento. Uma vantagem para os profissionais de TI responsáveis por garantir o funcionamento das câmeras inteligentes.

Neste artigo, exploramos como essas câmeras se relacionam com a Internet das Coisas (IoT), seus diferenciais, benefícios, aplicações e muito mais. Boa leitura!

Câmera inteligente e a IoT

A Internet das Coisas consiste em uma rede de objetos eletrônicos que se comunicam entre si e interagem com o ambiente externo. São diferentes sistemas interligados com o intuito de tornar as suas aplicações mais eficientes.

Um exemplo prático que já se tornou bastante comum nas casas brasileiras é a Alexa. Com ela, você pode não apenas pedir para tocar uma música, mas dar um simples comando de voz para desligar todas as luzes da residência.

E a tendência é que essa tecnologia inteligente se torne cada dia mais comum. De acordo com o estudo realizado pela Business Insider Intelligence, o mundo terá cerca de 41 bilhões de dispositivos conectados até 2027.

No aspecto da segurança, a Internet das Coisas pode ser percebida por meio da combinação entre diferentes dispositivos, como alarmes, sensores, além de outros sistemas de Inteligência Artificial e Deep Learning.

A IoT possibilita a coleta, análise e compartilhamento de dados em tempo real, o que transforma as câmeras inteligentes em ferramentas poderosas para garantir a segurança e a tranquilidade.

Diferenciais das câmeras inteligentes

A característica diferenciadora de uma câmera inteligente é a sua capacidade de integração de algoritmos com a Inteligência Artificial e comunicação com o ambiente externo, tudo impulsionado pela IoT. Em termos práticos, ao invés de apenas tirar fotos, ela pode analisar automaticamente o que está captando e tomar uma ação com base nessas informações.

Essas câmeras têm o potencial de tornar as áreas monitoradas mais seguras, pois gravam vídeos de alta qualidade que mostram tudo com muita riqueza de detalhes.

Claro que, existem muitos outros aspectos que diferem as câmeras inteligentes de uma comum. Elas utilizam o tráfego de dados em rede, e com base nessas informações, detectam padrões para tomar automaticamente uma decisão programada anteriormente. Não apenas isso, os dispositivos possibilitam ainda a vigilância de apenas um perímetro específico, como exemplificado no vídeo abaixo:

Recursos importantes que você precisa conhecer

Confira abaixo alguns recursos importantes oferecidos pelas câmeras inteligentes aliada à Internet das Coisas:

Detector de movimento

A câmera inteligente pode detectar movimentos no ambiente monitorado e, em caso de intrusões, comportamentos suspeitos, quedas, violência ou outras situações, ela ativa a central de monitoramento.

Retirada e abandono de objetos

As câmeras inteligentes têm a capacidade de detectar se um objeto é removido ou deixado em uma área específica, sendo especialmente útil para lojas que exibem produtos de alto valor.

Mapa de calor

O mapa de calor é uma função inteligente em certas câmeras de vigilância que ajuda a identificar áreas com maior movimento de pessoas. Isso pode ser usado para desenvolver estratégias de marketing e vendas em lojas e supermercados, bem como para melhorar a segurança em um determinado local.

E o que fazer com esses dados?

Com base em todos os recursos apresentados até aqui, dá para perceber a dimensão de dados gerados diariamente pelas câmeras inteligentes. São milhões de pixels sendo processados a cada segundo.

E o que fazer com todas essas informações? O descarte diário é um equívoco. Você sabia que existe um Projeto de Lei que determina um prazo mínimo de armazenamento das imagens das câmeras de segurança?

O PL 7018/13 estabelece que as gravações e os áudios sejam guardados por, no mínimo, 30 dias com o intuito de resguardar provas em caso de futuras investigações policiais.

O período de armazenamento altera conforme a área monitorada. Em casos de eventos em espaço aberto, por exemplo, sejam públicos ou privados, as imagens precisam ser guardadas por 180 dias no mínimo.

A solução está nas nuvens

A coleta de dados pelas câmeras inteligentes é fundamental, mas o verdadeiro potencial é desbloqueado quando as informações são enviadas para a nuvem. Através do cloud backup, por exemplo, é possível o armazenamento seguro, acessível e ilimitado.

Já no cloud computing, não é necessário ocupar todo o espaço do HD dos servidores da sua infraestrutura de TI. Sem falar que, o armazenamento físico permite que as imagens sejam facilmente corrompidas e ao alcance de hackers ou de outras pessoas má intencionadas. Confira as vantagens possibilitadas pelo armazenamento em cloud:

Redução de custos

A cloud não demanda uma estrutura de cabos, infraestrutura física e manutenção regular. Todas essas características proporcionam redução de custos significativas para a empresa.

Backups

O serviço de cloud possibilita o backup automático. Como a própria nuvem se encarrega da tarefa, a equipe de TI não precisa se preocupar com essa questão de forma recorrente.

Segurança

O armazenamento em cloud proporciona muito mais segurança, pois o alto nível de criptografia dificulta o corrompimento das imagens, seja por usuário mal-intencionado ou hackers. Outro fator importante é que, por não estar alocado em um componente físico, os dados ficam protegidos contra desastres ambientais.

Disponibilidade

Como visto antes, há um tempo mínimo de armazenamento das imagens geradas por câmeras de monitoramento. Mas como a nuvem promove grande elasticidade, você pode guardar essas informações o tempo que desejar, sem se preocupar com espaço.

Conclusão

A câmera inteligente representa um grande avanço impulsionado pela Internet das Coisas. Seus diferenciais, benefícios e aplicações são vastos, tornando-as uma escolha vantajosa para residências, empresas e comunidades.

Mas muito mais do que adquirir o dispositivo, é preciso se atentar a sua aplicabilidade como um todo. E você, já tem um sistema integrado de câmera inteligente ou está pensando em adquirir, mas não sabe como levar os dados para a cloud? Os nossos especialistas vão te ajudar!

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing