O seu time de TI está sempre “apagando incêndios”? Saiba que o papel o do setor vai além da simples manutenção de sistemas e dispositivos. Esses profissionais são um motor capaz de impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento.
Quando os profissionais abandonam o papel de “bombeiro digital” e se tornam arquitetos de soluções transformadoras, nós temos a TI estratégica.
A evolução ocasionada pela mudança de abordagem não apenas reconfigura processos internos, mas também redefine a própria trajetória das empresas, ajudando-as a alcançar novos patamares de liderança no mercado.
Neste artigo, mostraremos, com exemplos práticos, como implementar a TI estratégica em seu negócio e quais os benefícios conquistados com essa mudança de mindset.
Como assim TI estratégica?
Quando se fala em TI estratégica, estamos nos referindo a soluções que vão além das atividades convencionais de um setor de Tecnologia da Informação.
É ter uma visão diferente da rotina e propor processos para otimizar atividades simples do dia a dia, como a automação para controle de estoque ou uma ferramenta para gestão logística, por exemplo.
Porém, um setor de tecnologia mais assertivo é formado não apenas pelos profissionais da área, mas todos os colaboradores da empresa.
Então, o foco não deve ser apenas solucionar o problema de um setor específico, mas todas as pessoas da corporação em prol de trazer mais resultados e promover a transformação no ambiente de trabalho.
E como desenvolver uma TI estratégica?
Essa transformação envolve não apenas propor ferramentas ou desenvolvê-las, mas mostrar valor em cada mudança feita e mostrar os reais impactos das ações propostas.
Abaixo, listamos alguns tópicos importantes que devem ser seguidos ao realizar a transição:
Proporcione mais liberdade para a equipe de TI
O time deve participar das decisões estratégicas do negócio e ser informado dos recursos disponíveis para inovação.
Além disso, é importante que a equipe de tecnologia participe da gestão dos dados, da infraestrutura e dos sistemas. Afinal, independente da solução implementada na empresa, ela precisa passar por critérios de segurança.
Outra solução é terceirizar serviços de TI e deixar sua equipe mais focada em atividades estratégicas.
Defina um planejamento estratégico
Para alinhar a TI com as necessidades da empresa, é necessário ter um planejamento estratégico bem elaborado para o seu negócio.
- Quais resultados você quer conquistar em um futuro próximo?
- Quais os pontos fortes?
- Quais os pontos fracos?
O documento ajudará o departamento de tecnologia a priorizar o que é realmente necessário para atingir os objetivos estabelecidos.
Verifique o orçamento
Quantos % da receita da sua empresa está destinada à inovação? Seja realista e claro com os números. Afinal, não adianta querer implementar uma tecnologia que o seu negócio não sustentará financeiramente a longo prazo.
Busque por integrações
Ter os sistemas integrados é crucial porque permite que diferentes partes da organização compartilhem informações e trabalhem juntas de maneira mais eficiente.
Além de agilizar processos, melhorar a tomada de decisões e aumentar a visibilidade das operações, possibilitando uma resposta mais rápida às mudanças do mercado.
Exemplos de soluções de uma TI estratégica
Agora que você já compreendeu o que é uma TI estratégica e como ela pode ser aplicada, vamos conferir na prática? Veja alguns exemplos reais de como a tecnologia traz benefícios para empresas de diferentes segmentos.
Self checkout
Self checkout consiste em um recurso de autopagamento. Com ele, os próprios clientes realizam o pagamento dos produtos em máquinas espalhadas pela loja, sem precisar do auxílio de um operador de caixa.
Aqui no Brasil, o Mercadinhos São Luiz, uma das maiores cadeias de supermercados do Ceará e cliente Hostweb, implementou o sistema em suas novas filiais.
Com o recurso, os consumidores compram os seus produtos sem a necessidade de passar por um caixa convencional, agilizando a operação.
Para garantir a segurança dos seus clientes, a empresa garantir um processamento rápido e de baixa latência.
Segundo a Revista Exame, esse tipo de solução promove uma redução de até 30% no tempo de espera dos consumidores.
Mapa de calor no ponto de venda
A tecnologia do mapa de calor para lojas físicas consiste em um sensor de movimentos que detecta quais as áreas do ponto de venda mais possuem movimentação de clientes.
A captura do tráfego de pessoas é feita através de câmeras específicas espalhadas pelo estabelecimento.
O recurso é útil para estabelecer vendas estratégicas, otimizar o layout da loja, ajuda na exposição de produtos conforme os interesses dos clientes, além de ser um guia interessante para reformular as estratégias de preços.
Tecnologia RFID
A tecnologia RFID é um sistema de radiofrequência que possibilita o rastreio de objetos sem a utilização de fios. Geralmente, o dispositivo é colocado nas etiquetas dos produtos para fácil identificação por meio das ondas de rádio.
O recurso traz benefícios como maior eficiência no controle de estoque, além de evitar possíveis furtos. Mas o varejo não utiliza a tecnologia RFID apenas para rastreio de um produto. Ela também pode ser utilizada para rastreamento de veículos e até mesmo para identificação de pagamentos.
E os ganhos são impressionantes! Ao implementar a ferramenta nas lojas, a C&A reduziu em até 50% a perda de vendas por desistência, além de ampliar, em até 95%, a acurácia dos estoques.
A empresa utiliza a ferramenta para contabilizar cerca de 250 peças por minutos. Com isso, os consumidores identificam em tempo real a quantidade de mercadoria disponível no estoque.
TI na logística
A TI estratégica pode ser utilizada de diversas formas para facilitar a gestão logística de uma empresa. Seja com roteirização de entregas, gerenciamento de riscos, rastreio de veículos via GPS, etc.
Para o controle de cargas e transportes, por exemplo, é comum utilizar um Transportation Management System (TMS). Com o software, é possível centralizar as informações e visualizar todos os dados das operações logísticas, facilitando a tomada de decisão e o controle.
Conclusão
E na sua empresa, quais ações foram implementadas para otimizar as atividades diárias?
Com o que vimos até aqui, foi possível identificar que a equipe de TI estratégica não apenas soluciona problemas, mas também antecipa desafios, identifica tendências emergentes e projeta iniciativas que proporcionam vantagem competitiva.
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