8 motivos que levam à demissão de um gestor de TI

Ser gestor de TI envolve tarefas de grande complexidade

Ocupar um cargo de gestão de TI é lidar diariamente com uma imensa carga de responsabilidades. Afinal, suas tarefas envolvem não apenas gerenciar um time, mas administrar toda a operação tecnológica da empresa.

Uma missão nada fácil e, muitas vezes, solitária. Há quem aguente a pressão, mas também há aqueles que cedem ou são engolidos pela complexidade da rotina e deixam o navio à beira de um “naufrágio”.

Mas o que leva a queda de resultados do gestor de TI e não entregar a performance esperada pela diretoria corporativa? Neste artigo, exploraremos profundamente os principais fatores que podem levar à demissão de um gestor de TI competente, fornecendo insights valiosos para aqueles que buscam uma carreira de sucesso nesse campo dinâmico.

Desafios do gestor de TI

As lideranças de TI exercem papel fundamental para a efetividade das estratégias de negócio. Em paralelo, enfrentam ainda intensos desafios para a atualização de tecnologias e inovação para que a empresa se diferencie do mercado.

Portanto, precisam constantemente equilibrar a balança entre executar suas entregas tradicionais de TI e lidar com as demandas a nível empresarial, ou seja, focada exclusivamente em negócio. Segundo a pesquisa sobre responsabilidade do CIO, essa é uma realidade vivenciada por 83% dos gestores de TI.

Diante do cenário, podemos deduzir como o primeiro desafio enfrentado pelas lideranças de TI: o alinhamento das prioridades e estratégias comuns ao setor com as metas de negócio da empresa.

Outro ponto importante a ser levantado é o ato de liderar. Liderar um time, sobretudo, voltado para a inovação e tecnologia, é uma missão de constante escuta, aprendizado e empatia. Características pouco comuns em profissionais inseridos em um mundo empresarial tão acelerado como o atual.

Causas técnicas para uma demissão

Mas será que, apenas o fato de não equilibrar as demandas de TI versus negócios é o suficiente para levar a liderança de TI à demissão?

Bom, esses fatores isolados não. Essa decisão é tomada com base em uma somatória de várias outras intercorrências. Confira as principais abaixo:

Licenças vencidas

Infelizmente, a gestão das licenças de softwares é uma prática que muitas vezes pode ser negligenciada nas empresas.

Essa atitude pode acarretar prejuízos técnicos e financeiros. As licenças são úteis para manter a execução correta dos sistemas, além de fornecer uma navegação mais segura nesses ambientes.

É a garantia de direito de acesso, modificação e execução do programa adquirido. Esse pequeno deslize pode causar grandes estragos.

Incidentes de ataque virtual

De acordo com o Relatório do Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança, 32% das empresas brasileiras foram vítimas de, em média, uma invasão de cibersegurança em 2023.

As invasões de malware e phishing foram as que indicaram uma crescente, com aumento de 12% e 9% respectivamente.

Assim, não basta só repelir os ataques porque basta falhar uma vez para a empresa estar em apuros. Os danos ocasionados por essas vulnerabilidades afetam desde a execução de uma tarefa, até a exposição completa de informações sigilosas.

E a pessoa que ocupa o cargo de gestão em TI é a principal culpada quando um ataque é bem sucedido.

Desvio do foco de resultados

Desviar das metas de negócio estabelecidas pela empresa acontece, principalmente, devido à má administração das demandas do time e, ainda, sobrecarga de atividades de cada colaborador da equipe de TI.

É simples, com a sobrecarga, o time estará preocupado apenas em “apagar incêndios”. Com isso, as tarefas estratégicas são deixadas de lado.

Falha na gestão de projetos

A falha na gestão dos projetos de TI pode ter um impacto significativo na equipe, resultando em sobrecarga de trabalho, frustração e diminuição da motivação.

Isso não apenas prejudica a qualidade do trabalho, mas também pode levar a erros, atrasos e retrabalho, aumentando a pressão sobre os profissionais de TI.

Aspectos de liderança para uma demissão

Para além das habilidades técnicas, o desempenho da liderança também influência a demissão do gestor de TI. Confira os principais motivos:

Centralização de poder

O líder centralizador toma as decisões sem ouvir os outros membros da equipe e tem uma certa dificuldade em delegar tarefas.

Consequentemente, isso acarreta a falta de confiança da equipe e implica diretamente no desenvolvimento dos colaboradores, já que eles não possuem autonomia para seguir com as suas demandas sozinhos.

Não desenvolvimento dos liderados

Um dos principais obstáculos enfrentados pela liderança de Tecnologia da Informação é a dificuldade de atualizar as habilidades dos profissionais nesse campo.

É fundamental para a empresa reconhecer que negligenciar o investimento na capacitação desses profissionais acarreta prejuízos, seja na redução da qualidade, aumento de erros ou diminuição da motivação de seus funcionários.

Conflitos interpessoais

O gestor de TI pode ter conflitos interpessoais com as outras lideranças ou entre o próprio time.

Em ambos os casos, isso interfere negativamente o ambiente corporativo, pois o papel do líder é promover o respeito e a colaboração entre os seus liderados. E quando esse exemplo é transmitido de forma negativa, a tendência é que o gestor perca a confiança do time.

Falta de feedback

O feedback tem o intuito de auxiliar no crescimento profissional do colaborador. É um identificador de pontos fortes e de melhoria. Sem o feedback contínuo, não há o desenvolvimento construtivo do time.

Como ter uma gestão mais fluída?

Como dito no começo desse artigo, o gestor de TI precisa administrar diariamente uma série de demandas complexas, que envolvem não apenas os aspectos tecnológicos da empresa, mas toda a operação vital do negócio.

Mas essa gestão pode se tornar muito mais fluída e estratégica com o apoio de uma empresa soluções em nuvens e serviços gerenciados de TI, como a Hostweb. Assim, você terá muito mais tempo hábil para desenvolver os seus liderados e focar nas entregas primordiais da empresa, enquanto o seu parceiro lida com as atualizações de sistemas, licenças, backups e etc.

Conclusão

Então, você está sendo um gestor estratégico ou apenas “apagando incêndios” digitais? Os motivos por trás da demissão de um gestor de TI são diversos, e abrangem desde a falta de habilidades técnicas até questões relacionadas à cultura organizacional e conflitos interpessoais.

Portanto, fale com nossa equipe de especialistas conte com um parceiro de negócio para ajudar você nessa missão!

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