Contratação de serviços de TI: impulsione a competitividade da sua empresa

Contratação de serviços de TI

Novas tecnologias, novos modelos empresariais, nova dinâmica no gerenciamento de dados. Toda essa constante evolução tecnológica trouxe muito mais agilidade para as empresas, mas uma sobrecarga para o setor de TI.

Afinal, é essa área que fica responsável por promover a inovação e garantir a eficiência operacional de todos os processos implementados. Um desafio gigante para gestores e analistas. E uma dificuldade ainda maior para líderes de negócios para gerar lucro dessa infraestrutura.

Fazer a terceirização dos serviços de TI é uma das melhores soluções para empresas que buscam manter o seu ambiente tecnológico funcional, estável e, sobretudo, seguro. Afinal, falhas podem colocar em risco a sobrevivência de um negócio.

E esses erros podem ter diferentes fontes: mão de obra não qualificada, infraestrutura inadequada, processos ultrapassados, etc.

Quer saber na prática como fazer a contratação de serviços de TI pode contribuir para impulsionar a produtividade e competitividade de um negócio? Vamos te contar todos os detalhes neste artigo.

Reconhecendo os pontos de melhorias

Muitos líderes de negócios reclamam que suas empresas não estão inovando rápido o suficiente. Isso acaba se traduzindo em cobrança e pressão às equipes internas de TI. Contudo, basta um olhar mais apurado para ver que todos os colaboradores estão focados em “apagar incêndios” dentro da empresa.

Ou seja, essas equipes estão resolvendo a queda de um sistema, restabelecendo a conexão com a Internet, atualizando sistemas operacionais, lidando com crises de segurança, etc. No final do dia, resta pouco tempo e disposição desses colabores para pensar na evolução do negócio.

Por isso, os serviços de TI são elementos estratégicos para impulsionar o crescimento e o sucesso de uma corporação. A terceirização desse serviço para provedores especializados gera vários benefícios para as empresas de todos os portes.

Porém, o principal ganho é a possibilidade de todos os colaboradores e gestores focarem no crescimento e na melhoria da organização, direcionando recursos e esforços para as áreas mais críticas.

A contratação de serviços de TI proporciona ainda mais chances de escalabilidade, flexibilidade e, sobretudo, facilidade para se adaptar às novas tendências do mercado.

Isso se deve ao fato de as empresas prestadoras de serviços de TI atuarem também como consultoras para os clientes, seja para a implementação de um projeto específico ou com a identificação de novas brechas para a inovação. Há ainda dois modelos de contratação: serviços gerenciados x outsourcing.

  • Serviços gerenciados de TI: você e a empresa prestadora do serviço decidem, em conjunto, como utilizará os profissionais terceirizados.
  • Outsourcing: você decide como será a atuação da equipe terceirizada.

Com isso, os profissionais do setor de Tecnologia da Informação da sua empresa deixam de ser apenas executores de tarefas e passam a ocupar posições mais estratégicas dentro da corporação, já que ocorre a drástica redução das atividades operacionais.

Portanto, com esses ganhos, a tecnologia deixa de ser apenas um apoio para a agilidade dos processos da empresa para se tornar fator essencial para o sucesso da organização.

Automação de processos

Quantas horas os especialistas da sua empresa gastam executando tarefas repetitivas que agregam pouco valor ao seu negócio? Seja a geração de relatórios, processos de aprovações de demandas ou até mesmo solicitação de compras.

Pode até parecer simples, mas se contabilizar a quantidade de tempo empregada nessas atividades, resulta em muitas horas de trabalho que poderiam facilmente ser utilizadas em ações mais estratégicas.

Mas não são apenas as atividades voltadas ao marketing, financeiro ou comercial que podem ser automatizadas. As operações de Tecnologia da Informação também! Pesquisas apontam que a automatização das atividades de TI eleva em até 30% a produtividade das organizações.

Com a implementação das ferramentas certas e voltadas especificamente para atender as necessidades do seu negócio, acarreta a padronização dos processos, fornece mais segurança de dados e muito mais agilidade na geração de resultados.

É importante ter em mente que a automação dos serviços de TI das empresas terceirizadas ocorrem em 3 níveis:

  • Básica: voltada para tarefas rotineiras, como instalação de antimalware ou acessos remotos.
  • Média: possuem níveis de dificuldades um pouco mais avançados, como automação e padronização de políticas pré-definidas de antivírus.
  • Avançada: refere-se às atividades com alto grau de personalização, criadas especificamente para cada cliente.

Tenha em mente que o uso da tecnologia para automação de processos é o primeiro passo para modernizar e impulsionar a produtividade dentro do seu negócio.

Benefícios dos serviços de TI

Deu para perceber o quanto as atividades e soluções que envolvem a Tecnologia da Informação são capazes de alavancar uma empresa. Mas além da automação de processos e armazenamento seguro dos dados, quais são os outros benefícios dessa infraestrutura para um negócio? Confira nos tópicos abaixo.

Análise de dados aliada à tomada de decisão

Os dados são fundamentais para guiar as estratégias de uma empresa, sobretudo em uma época que novas tecnologia surgem em intervalos menores. E com todo esse avanço, a imensidão de informações disponíveis exige ferramentas adequadas para consultar e armazenar esse aparato de banco de dados.

Seja na hora de escolher entre uma Cloud Pública ou Privada, investir em infraestrutura própria ou fazer Co-location, ou decidir por um Firewall físico ou virtual. São muitas as decisões estratégicas que sua empresa precisa tomar.

E a Tecnologia da Informação tem papel fundamental nesse processo. É esse serviço que certificará o fácil acesso aos sistemas, seguridade dos dados e confiabilidade das informações. Por isso, sempre conte na sua empresa com pessoas que podem ajudar nessas escolhas.

Otimização de recursos e custos

Ao adotar estrategicamente apoio externo, as empresas podem reduzir custos operacionais e direcionar seus investimentos para áreas de maior impacto, impulsionando assim a eficiência e a competitividade no mercado.

Além disso, a implementação de sistemas integrados de gerenciamento, como o ERP, facilita o monitoramento e o controle dos recursos da empresa, reduzindo erros e desperdícios.

Competitividade de mercado

Independente do setor de atuação, pessoas especializadas TI auxiliam na competitividade da empresa no mercado, inclusive a nível global. Isso é possível por meio da adoção de estratégias para ganho de produtividade e segurança, que previnem a interrupção da conexão, falhas e lentidão que prejudicam a execução dos serviços do seu negócio.

Conclusão

Ao adotar tecnologias inovadoras e investir na contratação de serviços de TI, a empresa garante uma base sólida para o crescimento e muito mais proteção contra ameaças cibernéticas.

Bom, e você já conta com o apoio consultivo personalizado para lidar, de forma estratégica, com todas as necessidades tecnológicas do seu negócio?

Se a resposta for não, está na hora de virar essa chave! Os nossos especialistas podem te ajudar.

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