Saiba o que é colocation e como esse serviço funciona

A transformação digital vem influenciando, dia após dia, a forma como empresas e organizações gerenciam suas informações e dados. Não é difícil observamos, atualmente, corporações que realizam investimentos cada vez mais robustos em T.I, em busca de soluções que se adequam à realidade do negócio e que trazem alguma garantia de segurança à operação. E é justamente nesse cenário que o termo colocation ganha destaque. 

Isso porque, anos atrás, a grande maioria dos negócios dependia de data centers locais, que eram mantidos pela própria empresa e seu time. Mas, hoje, já é possível contar com provedores terceirizados, que cedem espaços para a alocação desses equipamentos, auxiliando a gestão de muitas organizações que não dispõem de infraestrutura local para a instalação de seu próprio servidor. Sem contar que esse tipo de serviço ajuda na redução de custos operacionais para as empresas e tornam a prestação de serviços mais ágil, já que as organizações podem focar suas energias na qualidade e na gestão de processos de T.I.   

Então, que tal entender como funciona o colocation e como sua empresa pode se beneficiar dele? Fique conosco! 

 

Colocation auxilia empresas na implementação de uma infraestrutura de dados mais eficiente e robusta.

O que é colocation? 

 

Para entender o que colocation significa, vamos revisar rapidamente a definição de data center, que nada mais é do que uma instalação física que abriga computadores, redes e serviços de T.I, que auxiliam a gestão de dados relevantes e dão suporte à operação de uma organização. Nele, existem tecnologias e infraestrutura destinadas à produção, recebimento, processamento e armazenamento de dados, com garantia de funcionamento 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias no ano.    

Já colocation ou housing é o serviço que consiste no aluguel de um espaço físico de um data center mantido por um provedor terceirizado, para a execução de atividades de T.I em hardware próprio. Ou seja, por meio deste serviço a empresa consegue desocupar seu próprio ambiente e direcionar o time para projetos mais estratégicos para a empresa. 

Normalmente, ao optar pelo colocation, além do espaço físico, a empresa usufrui de toda a robustez de um data center, com links de internet, redes, fornecimento de energia redundantes e ininterruptos, sistema climatizado, sistema anti-incêndio, etc. Vale ressaltar que, por meio desse serviço, a empresa tem acesso ao suporte de uma equipe de T.I, que vai ser responsável pela manutenção, atualização e análise de riscos. 

E as possibilidades não param por aí: as empresas que optarem pelo colocation também podem aderir a pacotes de proteção contra perda de dados (backup) e recuperação de disastres (disaster recovery), trazendo mais segurança à gestão de dados, mesmo que eles estejam a distância. 

 

Como o colocation beneficia seu plano de recuperação de desastres e backup? 

 

Por meio do colocation, os processos de T.I da empresa podem se tornar ainda mais seguros, inclusive, com a execução de planos de recuperação de desastres (disaster recovery). 

Isso porque as soluções do data center permitem que toda a infraestrutura da empresa seja replicada em um ambiente de alta disponibilidade, de modo que, em caso de algum desastre, as operações da empresa sejam direcionadas para o local seguro, de forma quase imediata.  

O mesmo acontece com o backup. Caso algum dado seja perdido, a empresa contará com um ambiente apto a restaurar os sistemas. Isso garante que problemas sejam resolvidos com agilidade e rapidez, evitando que o negócio sofra grandes impactos financeiros por conta da paralisação de suas operações. 

 

Vantagens do colocation para as empresas 

 

Até aqui, já conseguimos perceber que o colocation pode ser uma excelente opção para as empresas que não possuem infraestrutura local própria, mas que buscam otimizar sua gestão de dados, além de contar com uma equipe de T.I especializada para os devidos e reparos e manutenção dos sistemas. 

Além disso, vimos que essa solução também pode trazer ganhos financeiros e contribuir com projetos estratégicos da empresa, já que os custos que seriam investidos com a infraestrutura local podem ser revertidos em novos produtos e outras melhorias para o negócio. 

Mas, quais outras vantagens o colocation oferece para as corporações? É o que vamos ver a seguir. 

 

Segurança 

 

Sem dúvida, esse é um dos grandes objetivos das equipes de T.I: garantir mais segurança ao negócio e à gestão de dados. Afinal, nenhuma empresa quer ver sua operação paralisada, por conta de algum desastre, pane no sistema ou invasão. 

Nesse sentido, o colocation é uma excelente alternativa, já que prestadoras do serviço, como a Hostweb, oferecem a infraestrutura necessária para a continuidade do seu negócio, como: geradores de energia, ambiente controlado e monitorado, climatização, entre outros. 

Além disso empresas especializadas como um data center contam com estrutura e pessoal normalmente mais qualificado o que já favorece as ações de prevenção e recuperação em caso de problemas. 

   

Redução de custos 

 

Já falamos sobre isso anteriormente, mas é sempre bom reforçar. O colocation beneficia a redução de custos operacionais para o seu negócio, uma vez que muitos equipamentos, além do espaço físico, não serão mais necessários para que seus dados sejam armazenados com segurança. Tudo isso ficará sob responsabilidade da empresa terceirizada. 

 

Suporte 24x7x365 

 

Uma das grandes vantagens do colocation é o fato de que a empresa terceirizada garante suporte e funcionamento dos sistemas de maneira constante e ininterrupta, com equipes de plantão para realizarem qualquer ajuste que possa oferecer riscos à operação do seu negócio.  

Isso não quer dizer que não vão ocorrer indisponibilidades, mas que a empresa estará dedicada a solucioná-las imediatamente.  

Agora que você já sabe tudo sobre colocation, que tal levar essa solução para seu negócio? A gente te ajuda com isso. Clique no botão abaixo e saiba como! 

 

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!