Servidor dedicado: saiba tudo sobre essa solução

Na era da conectividade, quanto mais uma empresa cresce e mais complexos se tornam os seus projetos, maior é a importância de ter um bom servidor, que esteja apto a atender as necessidades e crescimento do negócio. Diante dessa procura por alta performance de memória e processamento, percebemos que o servidor dedicado se tornou uma das estratégias que entrega maior excelência na gestão de T.I. 

Isso porque, empresas voltadas para o varejo, serviços ou as indústrias, por exemplo, precisam de 100% de disponibilidade, total confiabilidade e máximo desempenho de seus servidores para evitar episódios de downtime (aqueles que resultam na perda da capacidade produtiva da organização).  

Ficou interessado e quer saber quais são as principais vantagens do servidor dedicado para a sua empresa? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura! 

 

Fique por dentro do que seria um servidor dedicado ideal para sua empresa evoluir.

 

O que é um servidor dedicado?   

 

O servidor dedicado é um tipo de hospedagem, na qual o cliente contrata um servidor totalmente exclusivo para sua empresa. Ou seja, não há compartilhamento de nenhum recurso com outros servidores. Essa característica assegura à empresa total controle sobre os recursos oferecidos, além de customizações, suporte diferenciado e facilidades que garantem muito mais eficiência para sua rede corporativa. 

 Esses servidores possuem características específicas, sendo indicados para empresas que necessitam de mais autonomia, maior nível de proteção de dados, melhor desempenho e estabilidade. Ele é, portanto, um serviço de hospedagem exclusiva para uma única empresa (ou, a depender das necessidades do cliente, até para um único sistema, caso este seja fundamental ao seu core business). 

 

Diferenças entre o servidor dedicado gerenciado e não-gerenciado 

 

A infraestrutura de um servidor dedicado é mais robusta, com ela é possível aplicar mecanismos utilizando as melhores tecnologias. Em resumo, imagine que os servidores dedicados são similares a um computador pessoal, porém, em uma escala bem maior e composto por vários microprocessadores, memória RAM, disco rígido e mais recursos. Eles são projetados para lidar com grandes quantidades de informação e podem funcionar de duas formas: 

 

Servidor Dedicado Gerenciado 

 

O diferencial do servidor dedicado no formato gerenciado é contar com uma equipe de especialistas para a realização as tarefas de execução e manutenção, oferecendo configurações mais definidas, com instalações de sistemas operacionais, atualizações automáticas, manutenções, etc. Por ser um serviço gerenciado, você tem à disposição tanto o suporte como o monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano 

 

Servidor Dedicado Não-gerenciado 

 

No caso do servidor não-gerenciado, sua empresa será responsável por absolutamente todas as funções. Isso quer dizer que você terá o controle total, sendo responsável pela manutenção, funcionamento e atualizações. Sendo que a demanda para a sua empresa será maior, por isso, a hospedagem gerenciada é tida como a melhor alternativa para empresas que querem ter um foco mais estratégico para seu time de tecnologia. 

 

Tipos de servidor dedicado 

 

Na hora de escolher entre servidores dedicados e compartilhados, é necessário considerar as opções disponíveis. Confira as vantagens das mais conhecidas abaixo. 

 

Servidores Linux e Servidores Windows 

 

O sistema operacional é a principal diferença entre os tipos de servidores dedicados:  

Os servidores Windows utilizam o software IIS, da Microsoft. Já os Linux, utilizam o Apache.V ale lembrar que o sistema operacional do servidor não tem relação com o sistema que o usuário roda no seu computador. Você provavelmente visita sites em Linux quase todos os dias, mesmo estando em um PC com Windows ou Mac OS. 

Os tipos de servidores devem ser escolhidos de acordo com o site ou a aplicação que você deseja rodar. A linguagem de programação PHP, por exemplo, é nativa dos servidores Linux e funciona melhor neles. No entanto, isso não significa que você não pode utilizá-la em servidores Windows. 

A Microsoft também criou linguagens de programação nativas de seus servidores. Quem trabalha com ASP ou .NET, deve considerar esse tipo de servidor. Detalhes assim são identificados e decididos na hora da contratação desse serviço.  

 

Quais as vantagens de contar com um servidor dedicado? 

 

No decorrer desse artigo, falamos sobre os benefícios que um servidor dedicado pode trazer para a dinâmica estrutural de uma empresa em expansão. E, a seguir, elencamos mais vantagens dessa solução:  

  • Maior grau de segurança na proteção dos dados de seu site (você pode ter um IP próprio e colocar SSL); 
  • Flexibilidade totalmente vinculada às necessidades da empresa; 
  • Mais velocidade na navegação; 
  • Possibilidade de utilizar CDN (rede de servidores que distribui conteúdo de um servidor de “origem” no mundo todo), em ambiente dedicado, ampliando ainda mais a velocidade no tráfego de dados; 
  • Suporte diferenciado; 
  • Maior estabilidade; 
  • Uptime garantido; 

Na prática, um servidor dedicado funciona como um data center da própria organização. Isso porque a empresa que solicita o serviço pode configurar do modo que preferir, conforme as suas necessidades.  

Sua empresa possui aplicações de missão crítica? Então, chegou a hora de adotar um servidor dedicado para que você possa usufruir dos benefícios que foram apresentados aqui! Conheça o Servidor Dedicado Hostweb, essa solução vai contribuir com a expansão do seu negócio.  

Gostou desse conteúdo? Compartilhe! Temos mais artigos para você acessar no nosso blog. Clique aqui e aproveite!  

 Caso tenha interesse de conhecer melhor as soluções de data center e cloud da Hostweb, e como elas podem potencializar ainda mais a gestão de dados da sua empresa, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.  

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!