Em agosto de 2023, vários estados brasileiros passaram por um apagão de energia. Foram várias horas até identificar o problema e o restabelecimento da normalidade. Esse período foi o suficiente para instaurar o caos em muitos negócios.
Então, fica a pergunta: a sua empresa está preparada para lidar com crises como essa?
É nesse contexto que surge o Plano de Continuidade de Negócios. Também chamado de PCN, ele reúne estratégias de prevenção e planos de ação para a TI da sua empresa não parar.
Afinal, a sua empresa não vender ou não produzir podem significar prejuízos que alcançam a cifra de milhões de reais. Pronto para evitar isso? Boa leitura!
O que é plano de continuidade de negócios?
O plano de continuidade de negócios é um conjunto de estratégias e processos desenvolvidos para garantir que a organização mantenha suas operações de TI funcionando de maneira eficaz.
O documento também busca minimizar interrupções em caso de falhas humanas, desastres naturais ou falhas críticas.
O objetivo principal do plano é garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos sistemas, dados e recursos de Tecnologia da Informação.
Contudo, é importante ressaltar que essa estratégia garante a disponibilidade durante um período determinado, até que a normalidade seja restabelecida.
E de quem é a responsabilidade de implementar o plano de continuidade de negócios? Por se tratar dos serviços essenciais da empresa, a construção e a implementação do documento são uma tarefa realizada em conjunto por gerentes de todas as áreas e equipe de TI.
São eles que conhecem as demandas primordiais para o funcionamento e a manutenção do negócio.
Em quais casos o plano de continuidade de negócios é indicado?
Como vimos até aqui, o PCN é indicado para garantir o funcionamento da sua empresa em momentos críticos. Portanto, a utilização do plano é viável em diferentes cenários.
Vamos imaginar uma empresa que teve suas informações roubadas por hackers. Se a organização tiver um plano documentado, vai ser mais simples lidar com essa situação tão dramática.
O plano ajudará a driblar o problema mais rápido, em um curto espaço de tempo, além de evitar o surgimento de novas crises.
Importante lembrar que a indisponibilidade do ambiente de TI, mesmo que seja por poucas horas, traz grandes prejuízos financeiros. Conforme o estudo realizado pela Forrester, o custo uma hora de downtime em uma infraestrutura de TI varia entre 1 e 10 milhões de dólares.
Primeiros passos para a construção do plano de continuidade de negócios
Abaixo, vamos detalhar 3 passos básicos para a construção do plano de continuidade de negócios. Lembrando que, a estratégia pode e deve ser montada em conjunto com as outras áreas.
Analise os possíveis riscos
Identifique e avalie os potenciais riscos que podem afetar as operações de TI. Nesse tópico, você pode incluir: ataques de ransomware, apagões, vazamento de dados e muitos outros problemas, sejam eles técnicos ou ambientais, como um terremoto, por exemplo.
Analise os impactos
Após identificado os riscos, é hora de entender como esses possíveis problemas podem impactar o seu negócio. Realize uma segmentação das vulnerabilidades potenciais e avalie seus impactos distintos no contexto do negócio.
Por exemplo, é necessário considerar que uma interrupção de fornecimento elétrico acarretaria um conjunto específico de problemas, enquanto a falha de um servidor resultaria em um conjunto diferente de desafios operacionais.
Elabore estratégias de recuperação
É nesse tópico que será desenvolvido estratégias e planos de ação para a recuperação rápida e eficiente dos recursos de TI em caso de falhas ou desastres. Isso pode incluir: definição de procedimentos de backup, redundância, failover, entre outros.
Mas não é somente isso! O plano de continuidade de negócios também engloba outros quatro planos para compor uma estrutura robusta e completa.
Estrutura do plano de continuidade de negócios
Após realizado o levantamento dos primeiros passos para a construção do plano de continuidade de negócios, chegou o momento de elaborar a estrutura. O documento é dividido em 4 partes diferentes, vamos detalhar cada uma delas.
Plano de continuidade operacional (PCO)
O PCO é composto por um conjunto de estratégias para garantir a continuidade dos serviços essenciais de TI, enquanto o ambiente principal é recuperado. Podem entrar aqui:
- Sistemas de dupla abordagem;
- substituição ou reconfiguração de ativos e equipamentos;
- recuperação de dados e backup.
Outras estratégias podem entrar em campo, conforme o segmento de atuação da sua empresa.
Plano de administração de crises (PAC)
Já o PAC visa estabelecer as tarefas que as equipes envolvidas no PCN devem realizar. Além de coordenar as estratégias alternativas e os processos de comunicação durante e após o desastre, para reduzir os efeitos negativos até que a situação seja controlada.
Plano de recuperação de desastres (PRD)
O PRD engloba as ações que devem ser colocadas em prática após a crise para que a organização volte ao funcionamento normal. Aqui, é importante documentar todo o processo do que aconteceu para desencadear a crise e como a empresa lidou com a situação.
Plano de contingência (PC)
Esse procedimento é aplicado em circunstâncias extremamente difíceis, quando é crucial interromper todas as atividades devido a uma crise significativa, como um desastre natural. Ele fornece instruções precisas sobre as ações que devem ser tomadas imediatamente, de acordo com a necessidade da situação.
A Hostweb durante o apagão
A falta de energia elétrica significou a parada total e parcial de muitas empresas. Não nos clientes da Hostweb.
Durante as horas que seguiram à interrupção, os recursos de segurança e geradores entraram em ação e garantiu 100% de disponibilidade ininterruptas à centenas de clientes.
Assim, as operações de produção e vendas puderam prosseguir sem qualquer tipo de interrupção de sistemas.
Conclusão
O plano de continuidade de negócios não é um documento para ser visto apenas no momento da elaboração ou na hora de aplicá-lo. Mas, sim, ser revisado com frequência para que a empresa esteja o mais preparada possível para lidar com as adversidades.
E a sua empresa, já tem um plano de continuidade de negócios definido? Caso não tenha, é hora de acionar o seu time para rever essa questão, pois como vimos, o PCN minimiza o impacto de interrupções e garante a continuidade dos serviços essenciais para o seu negócio.