Plano de continuidade de negócios: por que a sua TI não pode parar?

Imagem relacionada ao plano de continuidade de negócios

Em agosto de 2023, vários estados brasileiros passaram por um apagão de energia. Foram várias horas até identificar o problema e o restabelecimento da normalidade. Esse período foi o suficiente para instaurar o caos em muitos negócios.

Então, fica a pergunta: a sua empresa está preparada para lidar com crises como essa?

É nesse contexto que surge o Plano de Continuidade de Negócios. Também chamado de PCN, ele reúne estratégias de prevenção e planos de ação para a TI da sua empresa não parar.

Afinal, a sua empresa não vender ou não produzir podem significar prejuízos que alcançam a cifra de milhões de reais. Pronto para evitar isso? Boa leitura!

O que é plano de continuidade de negócios?

O plano de continuidade de negócios é um conjunto de estratégias e processos desenvolvidos para garantir que a organização mantenha suas operações de TI funcionando de maneira eficaz.

O documento também busca minimizar interrupções em caso de falhas humanas, desastres naturais ou falhas críticas.

O objetivo principal do plano é garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos sistemas, dados e recursos de Tecnologia da Informação.

Contudo, é importante ressaltar que essa estratégia garante a disponibilidade durante um período determinado, até que a normalidade seja restabelecida.

E de quem é a responsabilidade de implementar o plano de continuidade de negócios? Por se tratar dos serviços essenciais da empresa, a construção e a implementação do documento são uma tarefa realizada em conjunto por gerentes de todas as áreas e equipe de TI.

São eles que conhecem as demandas primordiais para o funcionamento e a manutenção do negócio.

Em quais casos o plano de continuidade de negócios é indicado?

Como vimos até aqui, o PCN é indicado para garantir o funcionamento da sua empresa em momentos críticos. Portanto, a utilização do plano é viável em diferentes cenários.

Vamos imaginar uma empresa que teve suas informações roubadas por hackers. Se a organização tiver um plano documentado, vai ser mais simples lidar com essa situação tão dramática.

O plano ajudará a driblar o problema mais rápido, em um curto espaço de tempo, além de evitar o surgimento de novas crises.

Importante lembrar que a indisponibilidade do ambiente de TI, mesmo que seja por poucas horas, traz grandes prejuízos financeiros. Conforme o estudo realizado pela Forrester, o custo uma hora de downtime em uma infraestrutura de TI varia entre 1 e 10 milhões de dólares.

Primeiros passos para a construção do plano de continuidade de negócios

Abaixo, vamos detalhar 3 passos básicos para a construção do plano de continuidade de negócios. Lembrando que, a estratégia pode e deve ser montada em conjunto com as outras áreas.

Analise os possíveis riscos

Identifique e avalie os potenciais riscos que podem afetar as operações de TI. Nesse tópico, você pode incluir: ataques de ransomware, apagões, vazamento de dados e muitos outros problemas, sejam eles técnicos ou ambientais, como um terremoto, por exemplo.

Analise os impactos

Após identificado os riscos, é hora de entender como esses possíveis problemas podem impactar o seu negócio. Realize uma segmentação das vulnerabilidades potenciais e avalie seus impactos distintos no contexto do negócio.

Por exemplo, é necessário considerar que uma interrupção de fornecimento elétrico acarretaria um conjunto específico de problemas, enquanto a falha de um servidor resultaria em um conjunto diferente de desafios operacionais.

Elabore estratégias de recuperação

É nesse tópico que será desenvolvido estratégias e planos de ação para a recuperação rápida e eficiente dos recursos de TI em caso de falhas ou desastres. Isso pode incluir: definição de procedimentos de backup, redundância, failover, entre outros.

Mas não é somente isso! O plano de continuidade de negócios também engloba outros quatro planos para compor uma estrutura robusta e completa.

Estrutura do plano de continuidade de negócios

Após realizado o levantamento dos primeiros passos para a construção do plano de continuidade de negócios, chegou o momento de elaborar a estrutura. O documento é dividido em 4 partes diferentes, vamos detalhar cada uma delas.

Plano de continuidade operacional (PCO)

O PCO é composto por um conjunto de estratégias para garantir a continuidade dos serviços essenciais de TI, enquanto o ambiente principal é recuperado. Podem entrar aqui:

  • Sistemas de dupla abordagem;
  • substituição ou reconfiguração de ativos e equipamentos;
  • recuperação de dados e backup.

Outras estratégias podem entrar em campo, conforme o segmento de atuação da sua empresa.

Plano de administração de crises (PAC)

Já o PAC visa estabelecer as tarefas que as equipes envolvidas no PCN devem realizar. Além de coordenar as estratégias alternativas e os processos de comunicação durante e após o desastre, para reduzir os efeitos negativos até que a situação seja controlada.

Plano de recuperação de desastres (PRD)

O PRD engloba as ações que devem ser colocadas em prática após a crise para que a organização volte ao funcionamento normal. Aqui, é importante documentar todo o processo do que aconteceu para desencadear a crise e como a empresa lidou com a situação.

Plano de contingência (PC)

Esse procedimento é aplicado em circunstâncias extremamente difíceis, quando é crucial interromper todas as atividades devido a uma crise significativa, como um desastre natural. Ele fornece instruções precisas sobre as ações que devem ser tomadas imediatamente, de acordo com a necessidade da situação.

A Hostweb durante o apagão

A falta de energia elétrica significou a parada total e parcial de muitas empresas. Não nos clientes da Hostweb.

Durante as horas que seguiram à interrupção, os recursos de segurança e geradores entraram em ação e garantiu 100% de disponibilidade ininterruptas à centenas de clientes.

Assim, as operações de produção e vendas puderam prosseguir sem qualquer tipo de interrupção de sistemas.

Conclusão

O plano de continuidade de negócios não é um documento para ser visto apenas no momento da elaboração ou na hora de aplicá-lo. Mas, sim, ser revisado com frequência para que a empresa esteja o mais preparada possível para lidar com as adversidades.

E a sua empresa, já tem um plano de continuidade de negócios definido? Caso não tenha, é hora de acionar o seu time para rever essa questão, pois como vimos, o PCN minimiza o impacto de interrupções e garante a continuidade dos serviços essenciais para o seu negócio.

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