Colocation: como proteger a sua infraestrutura de TI a 7 chaves

Serviços de colocation

A sua empresa ainda coloca os servidores que sustentam o negócio dentro de uma sala com ar-condicionado? Saiba que estruturas simplórias como essa são vulneráveis. A qualquer momento, dados valiosos podem desaparecer após panes elétricas, incêndios ou inundações.

A melhor solução é transferir essas máquinas para um Data Center Tier 3. Em outras palavras, chegou a hora de fazer um colocation, também chamado de co-location, housing ou colocalização.

Assim, em vez de hospedar servidores em suas próprias instalações, é possível alugar um espaço com recursos de segurança física e digital avançados.

Afinal, em um mundo cada vez mais conectado e em constante ameaça digital, proteger a infraestrutura de TI a 7 chaves se tornou essencial para a continuidade dos negócios.

Por que investir em colocation?

Segurança e conectividade são os principais pontos fortes para uma empresa investir em colocation, pois o serviço fornece um grande nível de segurança dos equipamentos e dos dados armazenados, além de alta disponibilidade com baixa latência.

As grandes infraestruturas de data centers contam com uma série de recursos para mitigar os riscos de desastres ambientais ou ataques cibernéticos, que incluem:

  • monitoramento 24/7/365;
  • backups;
  • dupla abordagem;
  • sistemas para detecção de invasões;
  • prevenção contra falhas de energia.

Tudo isso contribui para que o colocation se encaixe como peça estratégica para a implementação de um plano de Disaster Recovery, ou seja, plano de recuperação de desastres.

Assim, os dados da sua empresa ficam protegidos contra danos físicos às máquinas de sua propriedade.

Proteção contra ameaças ambientais

Infelizmente, causas improváveis podem colocar os dados da sua empresa em risco, por exemplo terremotos, tsunamis ou qualquer outro desastre ambiental. Contudo, existem perigos mais plausíveis que também provocam o mesmo prejuízo a sua empresa.

Incêndios

Reunir dados importantes, às vezes inestimáveis, em um local com vários servidores gerando calor exige a garantia de segurança contra incêndio.

Por isso, é fundamental que o local onde suas máquinas estão instaladas ofereça:

  • Portas, paredes e piso resistentes ao fogo para evitar que as chamas se espalhem;
  • uso de sistemas de detecção de chamas e supressão de incêndio;
  • sistema de detecção de aparelhos fumegantes ou superaquecidos antes de realmente se tornarem um incêndio.

Alagamentos

Um cenário comum que é encontrado nas empresas é que os servidores são instalados em salas desocupadas. Entretanto, não são realizados estudos ou avaliação de riscos que a infraestrutura possa eventualmente apresentar.

Afinal, o foco é apenas no quanto vai ser economizado ao utilizar um espaço até então em desuso.

E sabe qual o resultado dessas decisões? Desconsiderar as instalações hidráulicas que passam por tetos e paredes.

Pode até ser uma infiltração durante uma chuva mais intensa.

Então, basta um vazamento acontecer. Aí já viu, né? Surge um alagamento em máquinas extremamente vulneráveis à água.

Por isso, seus servidores precisam estar em um ambiente com:

  • Piso elevado;
  • localização estratégica sem histórico de alagamento;
  • controle da umidade do ambiente.

Panes elétricas

Uma pane elétrica pode ter consequências graves para a disponibilidade, confiabilidade e segurança dos servidores da sua empresa. Afinal, uma falha repentina no fornecimento de energia pode resultar em desligamentos abruptos dos sistemas, o que pode levar à perda de dados não salvos ou corrompidos.

Por isso, a sua empresa precisa contar com:

  • Redundância de energia;
  • geradores de backup;
  • proteção contra surtos e picos de energia;
  • sistemas de refrigeração redundantes.

Outras vantagens do colocation

Investir em colocation pode trazer uma série de vantagens significativas para as empresas. Podemos citar como principais benefícios para os negócios:

Redundância e conectividade

Como backups de dados constantes, além de redundância no fornecimento de energia e internet, essa modalidade de serviço garante que as suas operações empresariais sejam ininterruptas.

Autonomia e personalização

A empresa que aluga o Data Center mantém total controle sobre seus servidores, podendo personalizá-los de acordo com suas preferências e necessidades. Assim, é ofertado um serviço sob medida, garantindo a autonomia da empresa.

Escalabilidade

O serviço de colocation possibilita que a infraestrutura de TI da sua empresa se adapte rapidamente ao forte crescimento de demandas.

Controle

O acesso aos dados é totalmente controlado pelo cliente. Isso garante que as informações sensíveis sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas.

Economia

As empresas eliminam os altos custos iniciais de construir e manter um data center próprio, que incluem: aquisição de espaço físico, infraestrutura de energia, sistemas de refrigeração e segurança.

E ainda, o modelo permite que as empresas paguem apenas pelo espaço e recursos que utilizam, tornando os custos mais previsíveis e escalonáveis.

Colocation e os serviços de TI

A contratação de serviços de TI proporciona ainda mais chances de escalabilidade, flexibilidade e, sobretudo, facilidade para administrar toda essa infraestrutura alocada em um data center.

Portanto, para a sua empresa obter ainda mais vantagens competitivas, é possível não apenas adquirir o colocation, mas adotar essa estratégia em conjunto com outros serviços de TI.

A Hostweb, por exemplo, auxilia os clientes na implementação de um projeto específico ou com a identificação de novas oportunidades a inovação, além de oferecer serviços de gerenciamento de licenças, administração de banco de dados e monitoramento de backups.

Portanto, com esses ganhos, a tecnologia deixa de ser apenas um apoio da empresa e passa a se tornar fator essencial para o sucesso da organização.

Conclusão

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito e as vantagens oferecidas pelo colocation, que tal conhecer como funciona a infraestrutura de data center Hostweb?

Nós possuímos uma infraestrutura ideal para economia e melhor performance dos seus servidores. Com um Data Center padrão Tier 3, você terá segurança, espaço no rack, energia elétrica, gerador, climatização, sistema anti-incêndio, conectividade com a internet e suporte integral.

Nossa equipe especializada monitora tudo de perto, garantindo que seus equipamentos estejam sempre bem cuidados.

Assim, a sua empresa pode concentrar os recursos em suas principais atividades e desfrutar de uma solução robusta, segura e econômica para as necessidades tecnológicas.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing