Proteção adaptável: ganhos do Next-Generation Firewall (NGFW)

Next-generation firewall (NGFW)

Em um universo empresarial cada vez mais acelerado, contar com tecnologias de ponta tornou-se uma necessidade para manter o negócio seguro e funcionando perfeitamente. E é aí que entra o Next-Generation Firewall (NGFW), o mais novo conceito de firewall.

Vamos explorar neste artigo suas principais características e quais benefícios essa tecnologia traz para a sua empresa. Além disso, vamos mostrar como isso desempenha um papel fundamental na defesa das redes. Boa leitura!

O que é NGFW?

O Next-Generation Firewall, ou firewall de próxima geração, integra a terceira e mais recente geração de firewall.

A tecnologia mescla os recursos das soluções tradicionais com sistemas mais modernos de segurança, como: análise comportamental, inspeção de pacotes, além de softwares para prevenção de invasões.

O firewall de próxima geração possui quatro funções principais:

  • Controle de usuários e aplicativos;
  • Detecção avançada de ataques virtuais;
  • Uso de inteligência de ameaças;
  • Prevenção integrada contra invasões.

Essa ferramenta vai além de um firewall tradicional devido a sua sofisticação e capacidade de funcionar na camada 7 do sistema operacional.

Com isso, o NGFW consegue facilmente bloquear uma imensidão de ataques cibernéticos, além de incluir ferramentas para controle e gerenciamento de rede.

Portanto, podemos dizer que, o NGFW é um tipo avançado de segurança online, que não só observa as portas e bloqueia ameaças, mas também analisa cada detalhe das informações, até mesmo dos aplicativos usados, para evitar invasões.

Benefícios oferecidos pelo NGFW

Enquanto os softwares de firewalls tradicionais focam no controle de tráfego de rede com base em portas e endereços de IP, o firewall de próxima geração incorpora recursos avançados para manter os sistemas seguros.

Confira os reais benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para o seu negócio:

Gerenciamento adequado da banda larga

O NGFW permite controlar o uso e as permissões da largura de banda, ou seja, a taxa de bits por segundo. Com isso, a sua empresa tem a garantia de mais rapidez na transferência de tráfego, além de baixa latência dentro e fora da rede.

Outro ponto interessante do Next-Generation Firewall, é a possibilidade de ajustes para priorizar aplicativos, dispositivos e usuários em casos de pouca velocidade de conexão.

Proteção avançada contra ameaças digitais

O NGFW tem a capacidade de analisar pacotes de dados em níveis mais profundos, permitindo a identificação de aplicações específicas, independente da porta ou protocolo utilizado. Isso ajuda a detectar mais rapidamente tráfego malicioso disfarçado como tráfego legítimo.

Facilidade no gerenciamento da infraestrutura de rede

O novo firewall avançado oferece para as empresas um hub único para controlar a rede. Assim, é possível observar o tráfego de dados e identificar quais atividades ou aplicativos consomem muita internet.

Com isso, é possível diminuir os custos financeiros e aproveitar ao máximo todos os recursos já disponibilizados pela rede atual com a distribuição adequada de conexão.

Mais controle de políticas de privacidade e segurança

Diferente dos modelos de políticas dos firewalls tradicionais baseados em “negar-permitir”, o NGFW oferece recursos avançados de privacidade e segurança. Ele permite que você escolha quais administradores de rede podem acessar cada nível de controle existente.

Geralmente, os controles de política tendem a incluir tudo, como: endereços IP, protocolos de comunicação, determinados aplicativos e até mesmo tipos de conteúdo completos.

O controle de acesso à rede (NAC) é um dos recursos mais importantes oferecidos pelo NGFW. Ele fornece visão completa das atividades dos usuários na rede e concede controle sobre a concessão de acesso a recursos específicos da internet.

Além disso, possui a capacidade de executar automaticamente bloqueios para aqueles que não estão em conformidade com as políticas de rede, impedindo o acesso às áreas críticas da infraestrutura.

Identificação avançada de conteúdo

Por possuir recursos para inspeção avançada de pacotes, o NGFW consegue verificar e analisar o conteúdo no tráfego de rede. Assim, ele indica se essas informações são ameaças ou se atende todos os padrões e segurança de rede estabelecidos. Essa função também se estende para filtragem de URL e bloqueio de site.

Quais ameaças cibernéticas são impedidas pelo NGFW?

Imagine um tipo de firewall super avançado capaz de detectar e bloquear tentativas de invasão de rede, e ainda utilizar todas essas informações para ficar mais inteligente?

É assim, que o Next-Generation Firewall consegue se diferenciar dos demais softwares de firewall e proteger o seu negócio contra diversas ameaças digitais. Confira algumas delas:

Vazamento de dados

Em média, 80% dos vazamentos de dados em empresas envolvem o roubo ou perda de dados pessoais dos clientes, segundo o relatório da IBM sobre o assunto.

Mas o NGFW reduz consideravelmente essa estatística em seu negócio por conseguir capturar em tempo hábil tentativas não autorizadas de transferência de dados fora da rede, além de bloquear grandes quantidades de tráfego de dados fora do comum.

Injeção SQL

Injeção SQL é uma técnica de ataque cibernético utilizada por hackers para explorar vulnerabilidades em sistemas de gerenciamento de bancos de dados.

Essa técnica envolve a inserção maliciosa de comandos SQL em campos de entrada de um aplicativo ou site, como formulários de pesquisa ou áreas de login.

Os ataques de injeção SQL podem ter consequências graves, incluindo vazamento de informações confidenciais, corrupção de dados, alteração de registros ou até mesmo o comprometimento completo de um sistema.

Ransomware

Ransomware é um tipo de malware, e o que difere essa prática das demais é o pagamento. Geralmente, os cibercriminosos exigem um resgate (ransom), em dinheiro virtual, para liberar novamente o acesso aos arquivos e dados bloqueados em seu dispositivo.

A ameaça pode ser evitada quando o firewall é configurado corretamente, pois o software isola ameaças suspeitas e impossibilita o acesso à rede.

Malware

O termo “malware” se refere a um software malicioso capaz de causar danos diversos a sua rede, como: corromper arquivos vitais, infiltrar-se em bancos de dados ou até mesmo criar vias ocultas para acesso não autorizado.

O NGFW emprega uma gama de ferramentas para identificação de malware. Ele examina os pacotes de dados em trânsito, buscando por malware já conhecido, e, em algumas instâncias, conseguem até detectar novos tipos de malware e vírus previamente desconhecidos.

Conclusão

A capacidade de inspeção profunda do NGFW e seus demais recursos, o torna uma poderosa ferramenta para as empresas que buscam manter as redes seguras e resilientes.

Investir nesse firewall vai além de atualização de tecnologias, mas um avanço significativo para um ambiente cibernético protegido e livre de ameaças.

Gostou do que encontrou por aqui? Confira nosso e-book “Cloud & Negócios” e saiba como a segurança impacta o faturamento da sua empresa.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing