Governança em TI e a sua importância para as empresas

Governança de TI é a prática de adequar as atribuições da área da Tecnologia da Informação aos objetivos estratégicos de uma empresa.

Governança de TI é a prática de adequar as atribuições da área da Tecnologia da Informação aos objetivos estratégicos de uma empresa. Com isso, a TI deixa de ser um mero setor operacional e passa a ser vital para a sobrevivência do negócio.

Em tempos que a inovação e a adoção de novas tecnologias se tornaram quase que uma obrigação para o crescimento das corporações, olhar para a TI e adequar a sua infraestrutura para as demandas do mercado significa estar um passo à frente da concorrência.

Quer entender mais sobre a governança de TI? Então, siga a leitura deste artigo e confira como ela pode impactar o seu negócio.

Afinal, o que é governança de TI?

Governança de TI consiste em um conjunto de práticas da Tecnologia da Informação que tem como objetivo guiar as decisões da gestão corporativa. É uma disciplina que integra a governança corporativa, mas está focada, principalmente, no desempenho e gerenciamento de riscos das ferramentas e soluções de TI.

Portanto, a governança de TI é uma ramificação da gestão corporativa, que monitora e implementa as políticas de tecnologia para que a empresa alcance seus objetivos. Para isso, há ações voltadas para proteção dos dados, além de estratégias para garantir que os sistemas tecnológicos estejam seguros, operacionais e disponíveis. Quando adotadas, essas práticas devem ser seguidas por todos os usuários, incluindo gerentes, auditores e diretores.

Qual o papel da governança de TI em uma empresa?

A governança de TI tem como principal foco promover o crescimento da empresa alinhado ao uso responsável da Tecnologia da Informação. Com o crescimento da automação dos processos, além da tecnologia integrada às operações empresariais, a governança de TI se integra nesse contexto para fornecer suporte eficaz, implementar novas soluções, além de minimizar e prevenir problemas.

Portanto, a governança de TI tem como principais funções dentro de um ambiente empresarial:

  • Garantir a segurança da informação;
  • Aperfeiçoar a utilização de recursos tecnológicos e humanos;
  • Efetuar escolhas estratégicas relacionadas à TI;
  • Estabelecer políticas, atribuições, competências e aptidões do setor;
  • Supervisionar todos os procedimentos que envolvem a TI;
  • Se adequar à visão, missão, valores e metas da organização;
  • Gerir os perigos de TI que afetam outros setores;
  • Avaliar o desempenho da área através de KPIs definidos estrategicamente;
  • Expandir e aprimorar os processos de segurança interna e externa;
  • Apoiar a empresa na tomada de decisões mais favoráveis;
  • Aumentar a transparência nos procedimentos e prioridades do setor.

Isso permite que o gestor de TI compreenda as necessidades e desafios operacionais, possibilitando um planejamento mais preciso com o uso eficiente de recursos e apoio à tomada de decisões.

5 pilares da governança de TI

Como aprendido aqui, a governança de TI é um conjunto de práticas baseado na Tecnologia da Informação, que guia os direcionamentos da empresa. Para que essas abordagens tenham o efeito esperado, elas precisam seguir cinco pilares:

Gestão de riscos

O gerenciamento de riscos é essencial para a governança de TI, ajudando a identificar e resolver problemas potenciais. As equipes de governança devem comunicar os riscos à empresa e aos clientes, seguindo as diretrizes estabelecidas pela norma ISO 31000. Destaca-se que esse gerenciamento não apenas corrige, mas também previne o surgimento de riscos.

Gestão de recursos

A governança de TI é encarregada de definir e administrar o orçamento do departamento de tecnologia, abrangendo tanto os recursos humanos (pessoas) quanto os recursos físicos (infraestrutura).

Entrega de valor

A equipe de governança deve garantir que os serviços oferecidos sejam entregues com qualidade, baixo risco e alto retorno de investimento (ROI). Uma prática interessante para alinhar essa entrega de valor é a elaboração de um Acordo de Nível de Serviço (SLA), que oficializa as expectativas em relação aos serviços de TI, garantindo que as entregas sejam realizadas conforme o acordado.

Alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico é fundamental para impulsionar o setor de tecnologia, permitindo o desenvolvimento de soluções eficazes para atingir metas de negócios. Para alcançar isso, é essencial criar um planejamento estratégico de TI, que orienta os serviços de tecnologia para o crescimento da empresa.

Avaliação de desempenho

Através desses indicadores, é possível monitorar o progresso dos projetos de TI e determinar se é necessário ajustar o planejamento estratégico para alcançar melhorias futuras, entre outras considerações. Além disso, essa avaliação ajuda a corrigir possíveis desvios na empresa, permitindo a implementação de melhorias.

Frameworks para implementação da governança de TI

Um dos benefícios mais importantes garantidos com a implementação da governança de TI é a segurança dos dados sigilosos, assim como aqueles que trafegam em seus softwares e sistemas.

Para que essa implementação ocorra, é preciso seguir um modelo de trabalho (framework) que indica as métricas a serem seguidas, define processos e demais práticas para assegurar a eficácia da governança de TI na empresa. Existem vários frameworks disponíveis no mercado, confira os principais:

Cobit

O Control Objectives for Information and related Technology é o modelo mais utilizado para implementação da GTI. Ele foi desenvolvido pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) e inclui algumas características importantes em seus processos: foco na governança, flexibilidade, controle e risco, além de integração com padrões e regulamentos.

PmBOK

O Project Management Body of Knowledge é um guia padronizado que descreve os processos, ferramentas e técnicas para otimizar a gestão de projetos. Ele reúne as melhores práticas e diretrizes para profissionais que trabalham com projetos, abrangendo áreas como orçamento, qualidade, aquisição e cronograma.

ITIL

Technology Infrastructure Library é um modelo de governança de TI mantido pela Axelos, que estrutura a gestão de serviços na área e define regras e procedimentos. Seu objetivo é identificar as principais demandas a serem atendidas pelo setor, utilizando um catálogo de serviços de TI para a empresa.

Conclusão

Há muito tempo o departamento de TI deixou de ser um mero executor. Quantos setores da sua empresa usam algum tipo de software? Seja um ERP, CRM, sistema financeiro etc. Cada um deles precisa ser monitorado e ter etapas de segurança bem definidas. E quem cuida de todos esses ativos digitais? A TI ao utilizar as práticas de governança e várias outras estratégias que, em conjunto, mantem a corporação segura digitalmente.

Quando a empresa entende que uma TI estratégica pode impulsionar a inovação e mitigar riscos, é possível implementar mudanças para garantir que a área continue a agregar valor à organização ao longo do tempo.

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