Nuvem híbrida: o melhor de dois mundos para o seu negócio

Vantagens da cloud híbrida

A cloud híbrida está revolucionando o mundo empresarial por mesclar os principais benefícios da nuvem pública e da nuvem privada.

Afinal, imagine unir escalabilidade e segurança em um único serviço de cloud computing para a sua empresa.

Por isso, 83% das empresas brasileiras adotaram essa estratégia para acelerar a transformação digital, é o que aponta o estudo IBM Transformation Index: State of Cloud.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre as facilidades oferecidas essa solução!

Por quê nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é uma estrutura de computação que combina os recursos dos principais tipos de nuvens.

Ou seja, ela reúne o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e a escalabilidade da nuvem pública, além do controle e a segurança da nuvem privada.

Essa particularidade permite com que as empresas se beneficiem de ambos os tipos de nuvem. Uma vantagem para os negócios! Ainda segundo o estudo IBM Transformativo Index: State of Cloud, a adoção da nuvem híbrida pelas corporações brasileiras é superior à média global (77%).

Mas para que uma nuvem realmente seja considerada híbrida, os diferentes ambientes de cloud precisam trabalhar juntos de forma harmoniosa. Isso significa que os dados devem transitar facilmente entre as nuvens implantadas.

Apesar de parecer complexa, a nuvem híbrida possui uma infraestrutura de fácil implantação, flexível e de comunicação fluída.

A infraestrutura da nuvem híbrida

O principal objetivo da nuvem híbrida é permitir que você use os diferentes ambientes para um único fluxo de trabalho. Para isso, precisa ser composta por:

  • Duas ou mais nuvens privadas;
  • Duas ou mais nuvens públicas;
  • Uma nuvem pública e uma nuvem privada;
  • Um ambiente total ou virtual conectado a uma nuvem pública ou privada.

Com esse modelo, as empresas têm a flexibilidade para determinar onde hospedar cada aplicativo ou serviço, dependendo dos requisitos de desempenho, segurança, conformidade e custo.

Por exemplo, os aplicativos que exigem altos níveis de segurança ou que precisam atender a requisitos regulatórios específicos, podem ser mantidos na nuvem privada, onde a organização tem controle total sobre a segurança e o acesso aos dados.

Ou ainda, para a realização de backups, os dados críticos podem ser copiados e armazenados na nuvem pública.

Conexão

E como conectar toda essa infraestrutura? Existem três maneiras principais de realizar a conexão entre nuvens. Confira:

  • Rede Privada Virtual (VPN): permite que computadores em locais diferentes se comuniquem com segurança uns com os outros.
  • Rede de Área Ampla (WAN): rede que conecta computadores em diferentes locais.
  • Interface de Programação de Aplicativos (API): permite que diferentes aplicativos se comuniquem uns com os outros.

A escolha da rede utilizada vai depender das necessidades atuais do seu negócio. Mas sem uma conexão adequada e funcional, a sua empresa não conseguirá usufruir de todos os benefícios oferecidos pela nuvem híbrida.

Nuvem híbrida e seus benefícios

A nuvem híbrida pode ser uma opção vantajosa para as organizações que precisam suprir as necessidades de Tecnologia da Informação de forma segura e personalizada.

Por conta disso, 80% das organizações estão movendo cargas de trabalho de nuvens públicas, de volta a alguma forma de infraestrutura privada, configurando assim um ambiente híbrido. É o que aponta IBM Institute for Business Value

As principais razões disso são: melhorar o desempenho, latência, segurança e conformidade. Abaixo, elencamos os principais benefícios adquiridos com a nuvem híbrida.

Escalabilidade

A elasticidade da nuvem pública aliada à flexibilidade da nuvem privada, permite com que as empresas tenham grande escalabilidade. Assim, é possível equilibrar os recursos de TI conforme a necessidade.

Ao integrar e gerenciar essas duas nuvens, as corporações podem ter uma resposta ágil às mudanças nas necessidades do negócio. É possível também equilibrar a carga de trabalho entre ambas as nuvens e obter eficiência operacional, desempenho adequado e controle de custos.

Segurança e conformidade

Segurança é algo primordial para qualquer empresa. Sobretudo, para aquelas que possuem dados sensíveis e precisam seguir rigorosamente todas as normas de compliance.

Felizmente, a nuvem híbrida permite que as organizações armazenem suas informações em ambientes controlados pela nuvem privada, em que possuem maior visibilidade e controle de segurança. Dessa forma, facilita a aplicação de medidas de proteção personalizadas.

Além disso, também é permitido escolher onde e como os dados são processados para atender os requisitos de privacidade e conformidade exigidos pelos órgãos reguladores.

Redução de custos

Outro atrativo da abordagem híbrida é a otimização de custos. Ao equilibrar os recursos oferecidos pelas nuvens pública e híbrida, consequentemente ocorre a redução das despesas de capital com gastos operacionais.

Com o uso estratégico, é possível potencializar os resultados a longo prazo, acelerar a produtividade e obter melhor custo-benefício.

Gerenciamento simplificado

Devido a sua natureza flexível e integrada, a abordagem híbrida possui fácil gerenciamento. A integração entre a nuvem privada e a nuvem pública permite que as equipes de TI monitorem e gerenciem os recursos de maneira centralizada, simplificando as operações e garantindo a consistência.

De olho no mercado

A abordagem híbrida é uma estratégia eficaz para empresas de diferentes segmentos que visam impulsionar a transformação digital. Empresas de porte de internacional utilizam essa estratégia. A FedEx, por exemplo, usa a infraestrutura híbrida para se manter competitiva no mercado.

Para isso, utiliza o tráfego de transações em containers entre as implementações no local em conjunto com a nuvem pública. Ainda como parte da estratégia híbrida, foi construído uma aplicação focada em API, nativa da nuvem, para os serviços prioritários para varejistas.

Conclusão

Assim como qualquer projeto novo que será implementado na empresa, a adoção da abordagem híbrida também requer planejamento e análise de recursos financeiros.

Estude as necessidades do seu negócio e as deficiências de cada área. Dessa forma, você conseguirá extrair ao máximo todos os benefícios oferecidos pela nuvem híbrida.

Gostou do que encontrou aqui e quer entender como a nuvem híbrida pode impulsionar a sua empresa? Nós podemos ajudar! Temos parceria com a gigante internacional Oracle.

Por um lado, a Hostweb fornece uma nuvem privada com baixa latência e personalização a um preço estratégico aos clientes. Já na nuvem pública, o licenciamento como Serviço na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) permite a entrega de uma solução completa, incluindo novas tecnologias e produtos. Entre em contato com nossa equipe!

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing