Transformação digital é o assunto do momento. O investimento em Tecnologia da Informação (TI) tornou-se essencial para empresas que desejam se manter competitivas e crescer de forma sustentável.
Desde a automação de processos até a análise de dados avançada, as tecnologias modernas oferecem inúmeras oportunidades para revolucionar o mundo dos negócios. Mas, afinal, o que uma empresa precisa investir em TI para alcançar esses objetivos? E por onde começar essa transformação digital? Acompanhe todos os detalhes na leitura deste artigo.
O que é essa tal de transformação digital?
Com certeza você já deve ter ouvido esse conceito por aí. Mas o que é, de fato, transformação digital? Em termos simples, pode ser entendida como a busca por modernizar e aprimorar todas as áreas de uma empresa por meio do uso estratégico de tecnologias digitais.
Mas isso não significa que a transformação digital precisa ser um processo que envolva carros voadores, robôs ou uma tecnologia altamente revolucionária e nunca vista antes. Trata-se apenas de digitalizar uma atividade manual que pouco agrega ao seu negócio. Sabe aquela frase “o básico bem feito”? Ela se aplica neste cenário também.
Um exemplo simples de um processo manual comum no ambiente financeiro das empresas que pode ser facilmente automatizado é a conciliação bancária. Tradicionalmente, um funcionário precisa acessar a conta bancária da empresa, baixar os extratos bancários e compará-los manualmente com os registros internos para identificar cada transação, discrepâncias e resolver quaisquer diferenças, o que pode ser bastante trabalhoso e sujeito a erros.
Com a automação, um software de contabilidade pode se integrar diretamente com as contas bancárias, baixar automaticamente os extratos e compará-los.
Objetivos da transformação digital
Uma organização pode iniciar a transformação digital por diversos motivos. Dentre eles:
- Melhoria da eficiência operacional: refere-se à automação de processos manuais e repetitivos para reduzir custos e aumentar a produtividade.
- Aumento da competitividade: adotar novas tecnologias para que a empresa possa oferecer produtos e serviços inovadores, diferenciando-se da concorrência.
- Melhora na segurança: implementar soluções de segurança digital para proteger dados e sistemas contra ameaças cibernéticas.
E muitas outras razões. No entanto, o Indice Transformação Digital Brasil 2023, pesquisa feita pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC), mostrou que a principal transformação nas empresas nos últimos cinco anos foi na automação e nos processos digitais, com 93% das empresas entrevistadas realizando mudanças nessa área.
Enquanto a cibersegurança é a área menos transformada nas empresas, com apenas 3% delas adotando medidas robustas, como a análise preditiva de fraudes e a proteção de dados pessoais.
Esse dado é preocupante, especialmente considerando a crescente preocupação da sociedade com a segurança cibernética. Isso sugere que, apesar da importância crescente da cibersegurança, a maioria das empresas ainda não está investindo adequadamente nessa área crítica.
Como começar a transformação digital?
Tudo começa pelo começo. E com a transformação digital não é diferente. Antes de tudo, olhe ao seu redor, veja quais as áreas estão imersas em processos manuais e tarefas repetitivas que demandam tempo e esforço desnecessário dos analistas.
Como citado no exemplo anterior, qual o melhor cenário: o analista checar transação por transação ou dedicar tempo em atividades mais estratégicas? Creio que você escolherá a segunda opção.
Mas para que a transformação digital seja eficaz, não basta adotar novas tecnologias; ela deve abranger todos os aspectos da organização. São seis os pilares principais da transformação digital:
Experiência dos clientes
A inovação deve ser centrada no cliente, adotando tecnologias emergentes com base nas expectativas e comportamentos dos clientes.
Pessoas
Os funcionários devem se sentir apoiados e entusiasmados com a adoção da tecnologia, o que pode ser alcançado por meio de treinamento, atração e retenção de talentos.
Mudança
A transformação digital traz mudanças em todas as áreas da empresa, e o planejamento é essencial para evitar sobrecargas e confusões.
Inovação
A inovação gera ideias que impulsionam a transformação digital, e um ambiente de comunicação aberta e colaboração incentiva a experimentação e a implementação de novas ideias.
Liderança
Líderes empresariais devem ser proativos, pensar no futuro, explorar tecnologias e inspirar os outros a fazer o mesmo, trazendo ordem às transformações digitais.
Cultura
Com a implementação dos cinco pilares anteriores, cria-se uma cultura de inovação, onde os funcionários estão motivados a oferecer a melhor experiência ao cliente, facilitando o sucesso das iniciativas de transformação digital.
A importância de encontrar aliados
Nada se constrói sozinho, por isso que o primeiro passo para estabelecer a transformação digital na empresa é encontrar aliados. Em seu ambiente de trabalho, quem compra as suas ideias? Depois, influencie quem tem poder de decisão.
Você sabia que apenas 20% dos principais executivos de finanças (CFOs) das corporações globais estão satisfeitos com o impacto da tecnologia nos negócios? Isso porque estes executivos, que têm tido maior influência nas decisões de investimentos em tecnologia, priorizam o retorno sobre o investimento (ROI) e o impacto para o negócio.
Porém, com o avanço da transformação digital em diferentes setores, é perceptível que o vínculo entre executivos de finanças e de TI se fortaleceu devido a objetivos compartilhados. E com isso, a maior aproximação tem ajudado a impulsionar medidas de segurança, tomar decisões tecnológicas ágeis, atender às demandas de outros líderes executivos e cortar custos de forma inteligente.
Conclusão
E você, já começou a transformação digital em sua empresa? Vimos aqui que ela envolve vários setores e processos, incluindo a cibersegurança. Por isso, se o seu negócio precisa de ajuda para ter uma infraestrutura de TI robusta e segura, converse com os nossos especialistas.