Inovação em TI: como parar de perder clientes para o concorrente

Grupo de pessoas sofrendo por não possuir Inovação em TI

O Manual de Oslo define inovação como algo novo ou substancialmente melhorado, seja em termos de produtos ou serviços, em relação às suas características ou finalidades previstas. E esse é o papel da inovação em TI: proporcionar o novo e melhorar processos.

A crescente dependência da tecnologia, somada à rápida evolução do mercado, exige que as empresas estejam constantemente inovando para se manterem competitivas.

Neste artigo, vamos explorar a importância da inovação em TI e como ela pode ajudar a sua empresa a não perder clientes para os concorrentes.

O papel estratégico da TI

Antes de aprofundarmos o tema inovação em TI, é importante entender o papel estratégico que a Tecnologia da Informação desempenha nas organizações modernas.

A TI deixou de ser apenas uma função de suporte e se transformou em um verdadeiro motor de crescimento. Mas esse cenário só é possível quando o time de Tecnologia da Informação desempenha funções que vão além de “apagar incêndios digitais”.

Uma equipe desafogada de atividades repetitivas e imersa nos objetivos da empresa pode identificar gaps tecnológicos na corporação e propor soluções que não apenas atendem às necessidades dos clientes, mas também antecipam suas demandas.

E como desenvolver uma equipe de TI estratégica? Automatizando processos! A pesquisa realizada pela Analytics Insight apontou que até 2025, 80% das corporações adotarão automação inteligente. O estudou revelou ainda que gigantes do mercado como Netflix e ANZ Bank, viram a eficiência do negócio subir de 20% a 60% com a redução de atividades manuais.

Inovação em TI como diferencial competitivo

As empresas que buscam continuamente novas maneiras de aprimorar seus produtos, serviços e processos têm uma vantagem competitiva significativa.

E a inovação não se limita apenas a criar produtos revolucionários. Inovação também está relacionada a melhorias incrementais que aumentam a eficiência operacional e a qualidade dos serviços.

A Magazine Luiza, por exemplo, alavancou as vendas ao adotar uma estratégia multicanal e integrar as lojas físicas com o online. O cliente tem a possibilidade de realizar a compra online e retirar na loja ou receber o produto em casa.

A marca ainda foi além ao humanizar a interação com o público. Criada em 2003 para ser avatar da empresa Magazine Luiza, a Lu do Magalu tornou-se a maior influenciadora digital do mundo e já soma mais de 55 milhões de seguidores nas redes sociais.

Outra empresa que também vem ganhando destaque com soluções inovadoras é o Grupo Boticário. Sem realizar testes em animais há mais de 21 anos, a marca de cosméticos se tornou a primeira corporação brasileira a desenvolver pele 3D para testar os seus produtos.

Então, a empresa que inova sai na frente da concorrência, retém clientes e ainda amplia o seu público, como é o caso Magazine Luiza. E para além dos impactos financeiros, a inovação em TI traz resultados positivos para a empresa como um todo.

Inovação em TI e o impacto positivo nos processos

A implementação de novas tecnologias, como a automação de processos, pode liberar a equipe de TI de tarefas rotineiras e repetitivas, permitindo que se concentrem em projetos mais estratégicos.

Isso não apenas torna a equipe de TI mais eficaz, mas também evita a sobrecarga de trabalho, resultando em funcionários mais satisfeitos e motivados. E o que acontece quando os colaboradores estão mais motivados? Ele produz e inova!

Listamos abaixo alguns impactos positivos possíveis com a inovação em TI.

Aumento da eficiência logística

Atualmente já existem sistemas de gestão de estoque avançados, rastreamento em tempo real e análise de dados capazes de melhorar a eficiência logística, reduzir os custos de transporte e garantir que os produtos cheguem aos clientes no prazo previsto.

Um exemplo disso é o same day delivery, que consiste no cliente receber o seu pedido no mesmo dia em que efetuou a compra. A Amazon aplica essa estratégia em alguns estados do Brasil.

Melhora a experiência do cliente

Um exemplo bastante interessante de como a inovação em TI pode tornar a experiência do cliente mais positiva é o uso de chatbots. Essas ferramentas podem ser usadas para: atendimento ao cliente, aplicar pesquisas, guiar o autoatendimento e muitas outras possibilidades.

Gestão inteligente

A gestão inteligente também é outro exemplo dos efeitos da inovação tecnológica no mercado. Ela possibilita que as empresas coletem e analisem os dados para tomar melhores decisões.

Conclusão

Lembre-se de que a inovação em TI não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Invista na tecnologia, capacite sua equipe e esteja sempre atento às oportunidades de melhoria.

A inovação é o caminho para manter os clientes satisfeitos e evitar que eles migrem para a concorrência.

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