Hypervisor e sua importância na infraestrutura de TI

Também conhecido como monitor de máquina virtual, o hypervisor é um software que desenvolve e opera máquinas virtuais, as chamadas VMs.

Elemento-chave que muitas vezes passa despercebido, mas desempenha um papel vital no funcionamento de toda a infraestrutura de TI: o hypervisor.

Embora possa soar como jargão técnico, entender o que é um hypervisor e como ele funciona é fundamental para compreender as operações dos modernos ambientes virtuais.

O hypervisor desempenha total importância para a computação em nuvem, possibilitando a virtualização eficiente do hardware e a execução de múltiplas VMs em um único servidor físico. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste artigo.

O que é um hypervisor?

Também conhecido como monitor de máquina virtual, o hypervisor é um software que desenvolve e opera máquinas virtuais, as chamadas VMs.

Sendo assim, o hypervisor possibilita que o computador host forneça suporte a várias máquinas virtuais guest, compartilhando seus diferentes recursos, como processamento e memória, por exemplo.

A camada do hypervisor fica localizada entre o sistema operacional e hardware. Esse posicionamento estratégico permite que ele controle o acesso das VMs aos computadores, além de garantir a segurança das máquinas virtuais por meio do isolamento, encapsulamento e particionamento. O processo de virtualização pode acontecer de duas formas:

Virtualização completa: o hypervisor simula todo o ambiente da máquina física, executando as VMs de forma isolada. Ou seja, o hypervisor cria um ambiente de máquina virtual totalmente isolado e independente do hardware subjacente.

Paravirtualização: o hypervisor modifica o sistema operacional convidado para que ele esteja ciente de que está sendo virtualizado. Isso permite uma comunicação direta e eficiente entre as máquinas virtuais e o hypervisor, sem a necessidade de emulação completa do hardware.

Qual a diferença entre hypervisor e virtualização?

Para compreender toda a complexidade e magnitude do hypervisor, é preciso entender o conceito de virtualização.

O termo refere-se a uma tecnologia utilizada para criar ambientes virtuais (VMs) em um único hardware físico. Essas máquinas virtuais são isoladas umas das outras e funcionam como se fossem sistemas computacionais independentes, mesmo compartilhando o mesmo dispositivo.

E é dentro desse contexto que surge o hypervisor. Ele é o grande responsável por tornar todo esse processo de virtualização possível! Tudo graças a sua possibilidade de criar camadas de virtualização para separar processadores, memória, rede e todos os recursos das máquinas virtuais criadas. Assim, o usuário pode executar os aplicativos e sistemas convidados. Traduzindo, o hypervisor é o software que cria e executa o ambiente de virtualização.

Tipos de hypervisor

Para que a virtualização aconteça, existem dois tipos de hypervisor:

Hypervisor Tipo 1- Bare Metal

O hypervisor bare metal é instalado no hardware do servidor, sem precisar de um sistema hospedeiro separado. Com isso, ele administra diretamente as máquinas virtuais e fornece os recursos computacionais necessários para cada VM executada.

Hypervisor Tipo 2 – Hosted

Já o hosted é instalado em um sistema operacional hospedeiro. E é esse sistema hospedeiro que gerencia os recursos do servidor, enquanto o hypervisor se responsabiliza por gerenciar as máquinas virtuais dentro desse sistema.

Vantagens do hypervisor

Ao aderirem a tecnologia hypervisor, as empresas podem conter com diversos benefícios para a infraestrutura de TI, dentre eles:

Flexibilidade e escalabilidade

A virtualização oferecida pelo hypervisor permite uma rápida implantação e provisionamento de recursos. Os administradores de sistemas podem facilmente escalar recursos conforme necessário, para atender às demandas de carga de trabalho em constante mudança.

Isolamento

Cada máquina virtual fica isolada das outras, portanto, qualquer problema que aconteça com uma VM não afeta as demais.

Consolidação

A virtualização propiciada pelo hypervisor permite consolidar diferentes servidores físicos em um único. Assim, a empresa economiza custos operacionais, espaço físico e energia.

Alta disponibilidade e facilidade de migração

As máquinas virtuais podem ser facilmente migradas entre os servidores físicos sem afetar a operação das atividades. Isso facilita a redistribuição de cargas, manutenção do sistema, além de proporcionar alta disponibilidade.

Utilização de recursos

A virtualização possibilita que os recursos de um servidor físico sejam compartilhados entre diferentes máquinas virtuais, o que melhora a distribuição de recursos, evitando a subutilização.

Virtualização e cloud computing

Cada vez mais a virtualização vem ganhando espaço e incrementando as infraestruturas de TI de várias empresas. Tal crescimento foi possibilitado, sobretudo, pelo aprimoramento dos serviços em cloud. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira e-business constatou que 85% das corporações já possuem ou planejam virtualizar os seus ambientes de TI.

Um dos benefícios proporcionados pela máquina virtual é a possibilidade de trabalhar com um ambiente híbrido, unindo a estrutura física e de nuvem. Isso significa que é possível criar e executar diferentes VMs em uma infraestrutura de cloud computing. Nesse formato, a empresa pode contar com vários recursos como:

  • Criptografia de dados sensíveis;
  • Configurações pré-definidas pelo servidor de cloud;
  • Quantidades de vCPUs conforme a necessidade do seu negócio;
  • Recursos de dimensionamento sob demanda.

A virtualização da cloud computing melhora o desempenho de cada máquina da empresa, permitindo que ela utilize menos equipamentos para criar uma infraestrutura maior.

Conclusão

O hypervisor é uma peça-chave na infraestrutura de TI moderna, permitindo a criação e execução eficiente de máquinas virtuais em hardware físico.

Sua capacidade de consolidar recursos, garantir isolamento e segurança entre as máquinas virtuais, além de proporcionar flexibilidade, escalabilidade e facilidade na migração, o torna essencial para a otimização dos recursos e a eficácia operacional em diversos ambientes.

Ficou interessado e precisa de ajuda para modernizar a sua infraestrutura de TI? Converse com os nossos especialistas.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing