End of Life (EOL): os riscos do fim de vida de servidores e licenças

End of life gera riscos para empresas

Como qualquer tecnologia, os produtos da área de TI também possuem um ciclo de vida limitado. E quando essa data limite chega, entra no ciclo chamado end of life (EOL), determinado como o fim do ciclo de vida útil do produto.

Vamos explorar neste artigo o que significa o EOL de servidores e licenças. Além disso, vamos detalhar como as empresas podem lidar com essa transição crítica.

Entendendo o termo end of life

Em tradução literal, end of life significa fim da vida. Mas quando se trata de hardware e software, o termo vai além desse significado, trazendo consigo uma série de prejuízos para os negócios sempre que negligenciado.

O EOL dos servidores ocorre a partir do momento que o fabricante original decide encerrar o suporte técnico para um determinado modelo de servidor, descontinuar a produção de um componente específico ou do produto como um todo.

Portanto, quando isso acontece, significa que o produto não passará mais por atualizações, correções de segurança e será mais difícil encontrar peças no mercado. É como se você ainda usasse um modelo de celular que deixou de ser fabricado há muitos anos. Assim, diante de qualquer problema que ocorra com o aparelho, será uma grande burocracia para encontrar assistência técnica.

Já quando se trata de software, o end of life varia conforme cada fabricante. Geralmente, o ciclo de vida pode ser definido conforme a descontinuidade da correção de bugs e suporte, além do desenvolvimento de novas funcionalidades.

Quais riscos quando meu produto atinge o end of life?

Em média, o tempo de vida útil de um servidor dura 3 anos. Nos casos em que o fabricante segue com a produção dos componentes, esse limite pode se estender para até 5 anos.

Mas é preciso considerar que o ambiente em que essa infraestrutura está alocada interfere diretamente em seu EOL. Elementos como:

  • Refrigeração;
  • circulação de pessoas;
  • acúmulo de poeira;
  • manutenção de rotina
  • frequência que o servidor é desligado.

Mesmo com todos os cuidados, inevitavelmente o servidor ou softwares atingem o end of life, ocasionando uma série de problemas na infraestrutura de TI. Listamos alguns deles para você:

Falhas no processamento de dados

À medida que a tecnologia evolui, servidores e softwares desatualizados podem não ser mais compatíveis com sistemas operacionais, aplicativos e hardware mais recentes, resultando em incompatibilidades e problemas de desempenho.

Problemas de armazenamento

Por conta da tecnologia obsoleta ou até mesmo o crescimento da demanda das empresas, servidores que atingiram o end of life facilmente apresentam problemas para armazenar arquivos.

E quando se trata de negócios, dificilmente as informações podem ser deletadas para liberar novos espaços.

Riscos de segurança

Servidores descontinuados não recebem mais atualizações de segurança. Isso os tornam vulneráveis a ameaças virtuais, representando um risco significativo para a integridade dos dados e a continuidade dos negócios.

Todos os aspectos ligados à integridade do ambiente de TI, isso inclui o tempo de vida útil das tecnologias, precisam estar dentro do Plano de Continuidade de Negócios. Ele reúne estratégias de prevenção e planos de ação para a TI da sua empresa não parar.

Como lidar com o end of life?

Estar atento a cada atualização e EOL dos componentes de TI da empresa gera uma grande sobrecarga no time interno de infraestrutura. Com isso, a equipe fica constantemente apagando “incêndios”, deixando de lado o seu papel estratégico para auxiliar no crescimento da corporação.

Para manter tudo em pleno funcionamento, é preciso ter mão de obra especializada e estar com a manutenção das máquinas em dias.

A alternativa mais viável para negócios estratégicos é parar de investir em Capex e passar a usar seus recursos em Opex.

Assim, a sua empresa vai contar com o melhor cenário e ter acesso a serviços como:

A Hostweb disponibiliza uma infraestrutura, que conta com o benefício de um Data Center Padrão Tier 3, no qual suas instalações irão usufruir de toda segurança, espaço no rack, energia elétrica, gerador, climatização, sistema anti-incêndio e conectividade com a internet.

Tudo isso com suporte integral além de monitoramento realizado por uma equipe especializada e focada em seu equipamento. Assim, a sua empresa não se preocupará com a atualização das licenças e a checagem constante do end of life dos servidores.

Conclusão

Manter a segurança, o desempenho e a conformidade durante o ciclo de vida dos servidores são fundamentais para garantir a continuidade dos negócios e o sucesso a longo prazo da empresa.

Como visto até aqui, apenas a equipe de TI não consegue lidar com todas as atualizações e monitoramento necessários para o prolongamento da vida útil de um servidor.

Não sobrecarregue o seu time, foque em planos estratégicos. Conte com o apoio dos especialistas da Hostweb.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing