Ataque DDoS: como proteger a sua infraestrutura empresarial?

ataque DDOS

O Ataque Distribuído de Negação de Serviço (DDoS) pode paralisar websites, derrubar serviços online e causar estragos significativos na infraestrutura digital.  

O que torna os ataques DDoS particularmente preocupantes é a sua capacidade de paralisar alvos com uma força avassaladora, muitas vezes de maneira inesperada e sem motivo aparente. 

Neste artigo, explicaremos o conceito de DDoS, quais prejuízos ele pode causar e ainda ensinar como proteger os seus ativos digitais. Boa leitura! 

O que é ataque DDoS? 

Imagine a seguinte situação: uma enchente repentina de tráfego de internet é direcionada para um único alvo: o seu e-commerce. Esse fluxo maciço de solicitações é tão intenso que o site não consegue mais lidar com a sobrecarga. O resultado? O serviço se torna inacessível para usuários legítimos. 

Esse é um típico cenário de ataque DDoS. Mas não se engane! Os websites não são os únicos alvos dos cibercriminosos. Eles também se aproveitam do limite de capacidade de tráfego de data center, API, servidor ou qualquer outro serviço online. 

A ideia é gerar um volume massivo de tráfego, que sobrecarregue tanto o canal a ponto de deixá-lo fora do ar.   

Os alvos preferidos dos ataques de DDoS no Brasil foram empresas de telecomunicação sem fio (33.846), seguido por transportes de carga por caminhões (26.005) e dos servidores de processamento de dados (19.884), segundo o relatório da NETSCOUT. 

 

Como acontece o ataque DDoS?  

Como você aprendeu até agora, o grande objetivo do ataque DDoS é sobrecarregar o sistema. Os invasores conseguem esse feito através de softwares maliciosos que formam uma rede de bots: dispositivos conectados à internet que foram infectados com esse software malicioso.  

Os invasores podem, então, direcionar esses bots para enviar uma enxurrada de tráfego em direção aos alvos.  

Essa rede de bots, conhecida como botnet, pode incluir dispositivos como: IoT, smartphones, computadores pessoais, além de roteadores e servidores de rede.  

Cada dispositivo infectado torna-se capaz de espalhar o malware para outros dispositivos, aumentando assim o tamanho e o poder de um ataque. Isso torna a identificação e o bloqueio dos invasores muito mais desafiadores. 

Tipos de ataques DDoS

Para tornar a ação bem-sucedida, os invasores focam em uma das sete camadas de uma rede de computadores. Existem diferentes tipos de ataques DDoS. Geralmente, os criminosos usam mais de um tipo para prejudicar seus alvos. Conheça os principais: 

Ataque volumétrico 

Este é o tipo mais comum e simples de ataque DDoS. Ele envolve uma grande quantidade de tráfego direcionado a um servidor, mesmo que não seja necessário um volume enorme para causar danos. Os hackers usam endereços IP falsificados para enviar solicitações para um servidor DNS ou NTP. Quando o servidor responde, ele acaba servindo ao endereço de origem falso, sobrecarregando a banda disponível e tornando os serviços inacessíveis. 

Ataque UDP Flood 

Aqui, os hackers enviam muitos pacotes UDP para portas aleatórias do servidor de destino. Isso faz com que o servidor responda a todos esses pacotes, consumindo muitos recursos e tornando os serviços indisponíveis. 

Ataque NTP Flood  

Semelhante ao UDP Flood, este ataque explora o protocolo NTP. Os hackers enviam pequenos pacotes de dados com IPs falsificados para acionar o NTP, sobrecarregando o alvo e fazendo com que ele precise reiniciar para lidar com o grande volume de solicitações. 

Ataque SYN Flood 

Este ataque, realizado por botnets, consome os recursos do servidor, bloqueando sua capacidade de aceitar conexões legítimas. Ele usa o protocolo TCP para inundar o sistema de destino com mensagens SYN, sobrecarregando-o e impedindo o acesso aos recursos de rede. 

Ataque na Camada 7 

Esse tipo de ataque visa uma aplicação específica, explorando vulnerabilidades que podem não ser conhecidas pelos usuários. Ele simula conexões legítimas, tornando difícil detectá-lo. 

Quais prejuízos o DDoS pode causar?  

O Ataque Distribuído de Negação de Serviço traz danos significativos. Imagine para um varejista, por exemplo, que teve sua loja digital derrubada, cada segundo de inatividade pode representar danos à reputação da marca, atrasos logísticos e sem falar no rombo financeiro. Fora os prejuízos citados, a empresa infectada com o DDoS também pode enfrentar: 

Indisponibilidade dos serviços online  

O ataque pode tornar os serviços online da empresa inacessíveis para os usuários legítimos. Websites, aplicativos e plataformas podem ficar fora do ar, causando frustração nos clientes e perda de confiança na empresa. 

Perda de receita 

Se os serviços online forem interrompidos, a empresa pode perder vendas e transações que normalmente seriam realizadas. Empresas que dependem de suas plataformas online para gerar receita podem sofrer um impacto financeiro significativo durante e após o ataque. 

Custos de recuperação

Após um ataque DDoS, a empresa pode enfrentar custos significativos para recuperar e restaurar seus sistemas e serviços. Isso pode incluir investimentos em medidas de segurança adicionais, contratação de especialistas em segurança cibernética e possíveis despesas legais relacionadas ao incidente. 

Prejuízos operacionais  

Durante um ataque DDoS, os recursos da empresa, como equipes de TI e suporte ao cliente, podem ser desviados para lidar com a crise, interrompendo as operações normais do negócio. A produtividade dos funcionários pode ser afetada enquanto eles trabalham para restaurar os serviços afetados e mitigar os efeitos do ataque. 

Vazamento de dados sensíveis  

Em alguns casos, os ataques DDoS podem servir como uma distração para invasores que tentam acessar e vazar dados sensíveis da empresa enquanto a equipe de segurança está ocupada lidando com o ataque. Isso pode resultar em violações de dados e exposição de informações confidenciais dos clientes, levando a consequências legais e financeiras adicionais para a empresa. 

 

Como a Hostweb pode ajudar? 

Os ataques DDoS representam uma ameaça séria para a disponibilidade e integridade dos sistemas de uma empresa, sobrecarregando suas portas de serviço e interrompendo suas operações vitais.  

No entanto, oferecemos soluções eficazes para mitigar esses ataques. Através de ações coordenadas, como o gerenciamento avançado de firewalls e a implementação de filtros de pacotes, como sistemas de prevenção de intrusões (IPS) e detecção de intrusões (IDS), somos capazes de detectar e bloquear o tráfego malicioso antes que ele atinja a infraestrutura da empresa. 

 Além disso, nossa abordagem inclui o bloqueio de portas específicas que estão sendo alvos do ataque, impedindo assim a sobrecarga e garantindo a continuidade dos serviços essenciais. 

Conclusão 

Já vimos aqui o quanto a infestação por DDoS, assim como outros vírus e malwares, pode ser o fim de uma empresa que lutou por muitos anos para se manter de pé. A prevenção é a melhor maneira de evitar que essa catástrofe ocorra. Por isso, não deixe de manter os seus sistemas sempre atualizados, confira se as políticas de backup estão em dia, construa um plano de resposta a incidentes, monitore e o principal de tudo: conte com um provedor de nuvem confiável para manter a sua infraestrutura de TI sempre disponível. 

 

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

O e-book Cloud & Negócios já está disponível!

Saiba como empresas do Brasil e mundo estão se adaptando ao atual cenário tecnológico e explorando o potencial da cloud computing